Topo

Sucessor dos Sarney alega "conjuntura política" e desiste de candidatura no Maranhão

Luís Fernando Silva (PMDB)  e Roseana Sarney (PMDB) (à dir.) participam de ato do governo do MA - Divulgação
Luís Fernando Silva (PMDB) e Roseana Sarney (PMDB) (à dir.) participam de ato do governo do MA Imagem: Divulgação

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

07/04/2014 11h50

Escolhido ainda em 2013 como o sucessor do grupo Sarney na disputa pelo governo do Maranhão nas eleição de 2014, o ex-secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva (PMDB), surpreendeu e anunciou que desistiu da disputa ao governo do Estado, nas eleições de outubro.

Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (7), Silva afirmou que não concorrerá por análise do cenário político. Segundo pesquisas não-registradas, ele estaria atrás na corrida eleitoral do ex-presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).

"Após análise da conjuntura política e dos prováveis cenários em que ocorrerá a campanha eleitoral, manifestei a Sua Excelência, a decisão de não concorrer ao pleito, deixando a critério do grupo político o momento adequado para promover a devida substituição", comunicou.

Silva tinha sido escolhido, em julho de 2013, por lideranças políticas do grupo, como pré-candidato. Na carta divulgada nesta segunda-feira, o ex-secretário se disse grato à governadora Roseana Sarney e confirmou que continua no grupo.

"Destaco, também, que integro o círculo de amigos pessoais da governadora Roseana Sarney e dos seus familiares. Nesta oportunidade comunico, também, a decisão de permanecer como integrante do grupo, prestando apoio político ao Governo Roseana Sarney e me mantendo na luta pelo desenvolvimento do Maranhão", afirmou.

O ex-secretário chegou a ser denunciado pela oposição, junto com a governadora Roseana Sarney, por gastos excessivos com viagens pelo Estado em 2013. A ideia seria divulgar o nome de Silva na disputa.  

Para o ex-secretário, a desistência deve ser vista com naturalidade. "Aproximando-se a campanha propriamente dita, é natural, no mundo político, que tal condição se altere, no interesse do êxito eleitoral", afirmou.

Segundo especulações, o nome que deve substituir Silva na disputa é do senador Lobão Filho (PMDB). O nome, porém, ainda será alvo de discussão da base dos partidos que integram o governo.

Desistência de Roseana

Na sexta-feira (4), Roseana Sarney pôs fim às especulações e confirmou permanência no governo até dezembro, quando conclui o mandato.

Um dia antes, a governadora anunciou a saída de 10 secretários, entre eles Luís Fernando Silva.

O UOL tentou contato com o ex-secretário, mas não conseguiu localizá-lo na manhã desta segunda-feira.