Topo

Na Câmara, presidente do PT defende que Vargas renuncie "para seu benefício"

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

23/04/2014 15h30

O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que vai insistir para que o deputado licenciado André Vargas renuncie ao mandado. Ele participou de uma reunião com o líder do partido na Câmara, deputado Vicentinho (SP), nesta quarta-feira (23).

“Em benefício dele [Vargas] e do PT ele deveria renunciar. E que não faria sentido o Conselho de Ética prosseguir com qualquer processo de um réu que já não é mais deputado”, disse Falcão.

Vargas responde a um processo de quebra de decoro parlamentar por suspeita de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.

Para o presidente do PT, a renúncia é necessária para que Vargas possa fazer sua “ampla defesa” e que ele “não seja contaminado” pelo processo.

“Se ele renunciar na medida em que deixa de ser deputado federal, a questão estatutariamente e regimentalmente é transferida para Londrina (PR) que é a região de filiação dele”, disse Falcão.

No entanto, questionado se para o PT nacional seria mais interessante que essa crise fosse administrada pelo diretório estadual paranaense, Falcão desconversou.  “Nós não estamos descartamos as nossas responsabilidades.”

“Até o dia 29 foi adiada a reunião no Conselho de Ética e espero que ele [Vargas] reflita, conviva e converse e depois adote essa ideia [de renúncia]”, afirmou Falcão.

Segundo o presidente do PT, há uma mobilização política da oposição para associar as suspeitas sobre Vargas ao partido.

Ao sair da reunião com Rui Falcão, Vicentinho, que vem defendendo a renúncia, afirmou que a bancada do PT está dividida em relação ao futuro de Vargas na Câmara. Enquanto alguns deputados querem a renúncia, outros petistas acreditam que Vargas deve continuar deputado para se defender no Conselho de Ética.

Vicentinho negou que Falcão tenha pressionado a bancada para que todos apoiem a renúncia. “Ele veio aqui para dar a opinião dele”, disse líder do PT.

“A preocupação é com o André e com o partido. Toda vez que alguém faz uma coisa errada tentam atingir o partido como um todo", afirmou Vicentinho.