Topo

Kassab será sabatinado na manhã desta terça-feira (13)

Do UOL, em São Paulo

13/05/2014 06h00

O UOL, o jornal “Folha de S.Paulo”, o SBT e a rádio Jovem Pan promovem nesta terça-feira (13), às 11h, sabatina com o ex-prefeito da capital paulista Gilberto Kassab, pré-candidato do PSD ao governo de São Paulo. A sabatina será realizada no estúdio do UOL, em São Paulo, e terá transmissão ao vivo.

Josias de Souza, blogueiro de política do UOL; Ricardo Balthazar, editor do caderno "Poder", da "Folha"; Fábio Diamante, repórter do SBT; e Patrick Santos, da Jovem Pan, entrevistarão Kassab.

Na última terça-feira (6), UOL, "Folha", SBT e Jovem Pan sabatinaram o ex-ministro Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo do Estado.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-lista','/2014/sabatinas-1399921993659.vm')

Engenheiro e economista formado pela USP, Gilberto Kassab cumpriu mandatos como vereador, deputado estadual e deputado federal por São Paulo. Em 2004, quando integrava o DEM, foi eleito vice-prefeito da capital paulista na chapa de José Serra (PSDB).

  • 22309
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/02/24/sp-1-hoje-o-que-voce-mais-deseja-que-melhore-em-sua-vida-e-que-nao-depende-so-de-voce.js

Assumiu a administração municipal em 2006, quando o tucano deixou o mandato para disputar o governo estadual. Foi reeleito em 2008 e ficou no comando da prefeitura até o fim de 2012.

Em 2011, Kassab articulou a criação de um novo partido, o PSD (Partido Social Democrático), do qual se tornou presidente. A legenda é a terceira com mais deputados na Câmara e estreou nas urnas nas eleições municipais de 2012.

O pré-candidato terminou o mandato na prefeitura com uma alta taxa de reprovação. De acordo com pesquisa do Datafolha, 42% dos moradores da cidade avaliavam sua gestão como ruim ou péssima em novembro de 2012.

Desde 1985, quando as eleições diretas para prefeito foram retomadas, só Celso Pitta (1996-2000) terminou um mandato com um índice tão alto de reprovação na cidade de São Paulo.

Alianças

No âmbito federal, Kassab e o PSD têm apoiado a presidente Dilma Rousseff (PT). Recentemente, o ex-prefeito recebeu em São Paulo os pré-candidatos à Presidência Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), mas afirmou que o apoio à petista será mantido na eleição deste ano. “É uma posição do partido. Nós vamos fazer a campanha dela, vamos lutar pela sua eleição e espero que ela vença.”

Kassab lançou sua pré-candidatura ao governo paulista em 31 de março. No entanto, o ex-prefeito admite a existência de negociações para uma eventual aliança com o PSDB do governador Geraldo Alckmin, que busca a reeleição, e o PMDB, que deve lançar o empresário Paulo Skaf como candidato.

Em 2012, PSD fechou aliança com partidos de diferentes orientações
Veja Álbum de fotos

Segundo Kassab, grupos do PSD foram autorizados pela Executiva da legenda a discutir possíveis alianças no Estado. "Mas, dentro do partido existe um grupo majoritário, no qual eu me incluo, que defende a candidatura própria", disse o ex-prefeito no começo do mês. A legenda realizará sua convenção estadual em junho.

A situação do vice-governador Guilherme Afif Domingos é um exemplo da ambiguidade do partido. Apesar de ser o segundo homem da administração estadual, comandada pelo PSDB, Afif ocupa o cargo de ministro da secretaria da Micro e Pequena Empresa no governo Dilma.

Durante a sabatina, Kassab responderá a questões de internautas. Para participar, deixe sua pergunta na área de comentários abaixo.