Topo

PT diz que só recebe doações legais e que acionará Justiça contra "mentiras"

Do UOL, em Brasília

05/02/2015 16h04Atualizada em 05/02/2015 17h21

Após a Polícia Federal ter afirmado nesta quinta-feira (5) que vai investigar doações solicitadas pelo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, a suspeitos de operar remessas para pagamento de propina envolvendo a diretoria de Serviços da Petrobras, o partido desmentiu, em nota, que tenha recebido doações ilegais.

"A assessoria de imprensa do PT reitera que o partido recebe apenas doações legais e que são declaradas à Justiça Eleitoral. As novas declarações de um ex-gerente da Petrobras, divulgadas hoje, seguem a mesma linha de outras feitas em processos de “delação premiada” e que têm como principal característica a tentativa de envolver o partido em acusações, mas não apresentam provas ou sequer indícios de irregularidades e, portanto, não merecem crédito. Os acusadores serão obrigados a responder na Justiça pelas mentiras proferidas contra o PT", diz a nota enviada à imprensa.

Também veio à tona nesta quinta-feira o depoimento do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, em que ele afirma que o partido teria recebido até US$ 200 milhões em propinas. Barusco fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público.

Mais cedo, em entrevista coletiva em Curitiba, o procurador-regional da República em São Paulo Carlos Fernando Lira Santos disse que irá investigar doações "legais ou ilegais". 

"Nós queremos saber informações a respeito de doações que ele solicitou, legais ou ilegais, envolvendo pessoas que mantinham contratos com a Petrobras. Esse é o motivo pelo qual ele está sendo ouvido no momento", disse Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador-regional da República em São Paulo. Lira disse que a Polícia Federal tem "informações de doações legais e ilegais de pessoas que tinham contratos com a Petrobras. Os recursos nem sempre passam por destino legal."