Processo de impeachment

Protesto contra Temer reúne cerca de 200 pessoas em frente ao Palácio do Planalto

Márcio Neves

Do UOL, em Brasília

Um protesto contra o presidente interino Michel Temer reuniu pouco mais de 200 pessoas em frente ao Palácio do Planalto na manhã deste domingo (15).

O número de participantes foi contabilizado pela reportagem e confirmado pela Polícia Militar. Os organizadores não quiseram estimar o público presente.

Na convocação feita pelas redes sociais, mais de 17 mil pessoas tinham confirmado presença no evento. Imaginando que o número de participantes seria maior, a PM chegou a fechar todo o Eixo Monumental, via de acesso ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional, desde as primeiras horas da manhã.

Às 10h50, em função do pequeno número de manifestantes, a via foi liberada pela polícia.

Mesmo assim, aos gritos de "Fora, Temer!" e "Temer golpista", os manifestantes chegaram a fechar uma das pistas, na altura da praça dos Três Poderes,  por cerca de 30 minutos --entre 11h45 e 12h15. A via já foi liberada.

O grupo criticou a composição do governo Temer e prometeu novos protestos exigindo a saída do presidente interino e o retorno da presidente afastada Dilma Rousseff.

Temer não estava em Brasília na hora do ato, ele viajou na tarde de ontem para São Paulo e deve retornar para a capital federal apenas no fim da noite.

Alguns participantes disseram que o medo de confronto afastou as pessoas. "Foi uma manifestação espontânea. Tinha até 'coxinha' por aqui porque não querem nem Dilma nem Temer. Veio gente de todo tipo, mas teve gente que foi embora com medo de confronto quando viu o pessoal de vermelho", disse o bancário José Wilson, 53.

Já o filósofo Hilan Bensusan,30, lamentou dizendo que "o país é muito conformista".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos