Após duas votações, Telmário muda e vota a favor de impeachment
Senador que vinha atuando na defesa da presidente Dilma Rousseff, cassada por um processo de impeachment nesta quarta-feira (31), Telmário Mota (PDT-RR) mudou de lado na última votação do processo e votou favoravelmente a que Dilma perdesse o cargo.
Telmário afirmou, no entanto, em nota divulgada por sua assessoria, que votará contra a pena de que a petista fique proibida de ocupar cargos públicos pelos próximos oito anos.
Por decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, as duas penas do impeachment, a perda do cargo e a proibição de ocupar cargos públicos, serão votadas separadamente pelo Senado.
Na nota, Telmário afirma que Dilma não cometeu crime e que o impeachment foi aprovado por causa da perda de apoio político da petista.
“Considero que a presidente Dilma não foi afastada pela pratica de crime algum, mas sim por posturas políticas adotadas, que não foram capazes de conquistar uma base de apoio congressual minimamente favorável ao seu governo”, diz o texto assinado pelo senador.
“Não votei com alegria ou satisfação. Votei com o mais profundo sentimento de responsabilidade e compromisso com o povo de Roraima”, afirma Telmário.
Nas duas primeiras votações do impeachment no Senado, Telmário havia votado em defesa de Dilma.
A primeira votação, em maio, determinou o afastamento temporário de Dilma. A segunda, em 10 de agosto, tornou Dilma ré e determinou que ela fosse a julgamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.