Topo

Indígenas entram em confronto com policiais da Câmara

indios camara - Luciana Amaral/UOL - Luciana Amaral/UOL
Parte dos indígenas conseguiu entrar na comissão antes da confusão
Imagem: Luciana Amaral/UOL

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

18/10/2017 12h05Atualizada em 18/10/2017 12h40

Um grupo de indígenas entrou em confronto com policiais legislativos em um dos anexos da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (18).

Nesta quarta há uma audiência em uma das comissões da Câmara para debater a produção agricola indígena na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, mas o motivo do protesto dos índios ainda não foi esclarecido.

Segundo policiais legislativos, um grupo de cerca de 200 indígenas quis entrar no anexo da Câmara à força. Ainda de acordo com policiais legislativos, os indígenas quebraram vidros com pedras e chegaram a jogar uma lança em direção à portaria da Casa.

Em resposta, a Polícia Legislativa jogou bombas de gás lacrimogêneo no grupo para dispersá-lo. O gás pôde ser sentido em grande parte do corredor em que ficam situados os plenários das comissões. Muitas pessoas ficaram com os olhos ardendo e com certa dificuldade de respirar próximo ao tumulto.

Pelo menos duas entradas de anexos da Câmara tiveram de ser fechadas.

Segundo o presidente do fórum dos caciques de Mato Grosso do Sul, Juscelino Terena, esta foi a primeira audiência na Câmara sobre o tema voltado aos indígenas. Ele explicou que a ida dos grupos é para pedir apoio ao governo e expor seus anseios.

“Viemos aqui para mostrar que o índio também é agricultor, pode produzir, mas para isso também precisa do apoio do governo”, falou.

De acordo com um policial legislativo, três indígenas foram presos na confusão.

A confusão ocorre ao mesmo tempo em que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara reabria a sessão de discussão sobre a tramitação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), que poderá ser votada ainda nesta tarde pelo colegiado.