Topo

Em vídeo, Cristiane Brasil questiona "quem tem direito" de mover ações trabalhistas

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

29/01/2018 15h58Atualizada em 29/01/2018 19h28

Em vídeo que circula nas redes sociais nesta segunda-feira (29), a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) questiona “quem tem direito” de entrar com ações na Justiça, especialmente na do Trabalho. 

Cristiane foi indicada pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB), para assumir o Ministério do Trabalho no início de janeiro e chegou a ter a nomeação publicada no Diário Oficial da União. No entanto, a posse como ministra foi barrada pela Justiça. O governo tem recorrido das decisões contrárias, mas ainda não obteve êxito.

Cinco ações foram movidas por um grupo de advogados do Rio de Janeiro com o objetivo de barrar a indicação da deputada para o Ministério. Os processos foram apresentados após ser revelado que Cristiane foi condenada em uma ação trabalhista por não assinar a carteira nem pagar direitos trabalhistas a um motorista que trabalhava cerca de 15 horas por dia para ela e sua família.

Leia também:

No vídeo, Cristiane aparece em um barco ao lado de quatro homens vestindo roupas de praia. Uma música eletrônica pode ser ouvida ao fundo.

“Eu tenho para falar para vocês o seguinte: todo mundo tem o direito de pedir qualquer coisa na Justiça. Todo mundo pode pedir qualquer coisa abstrata. O negócio é o seguinte: quem é que tem direito? Ainda mais na Justiça do Trabalho”, diz.

“Eu, juro para vocês, que eu não achava que eu tinha nada para dever para essas duas pessoas que entraram contra mim. E eu vou provar isso em breve”, complementa. Ao longo da fala, as pessoas ao lado demonstram apoio como “eu estou com você, doutora”.

Um homem, não identificado, afirma poder dar uma declaração de que, “como empresário, ação trabalhista toda hora a gente tem”, ao que outro responde: “todo mundo pode ter. Eu tenho, ele tem, todo mundo pode ter”.

Ao final do vídeo, Cristiane fala querer saber “quem [sic] que pode passar na cabeça das pessoas que entram contra a gente em ações trabalhistas”.

Procurada pelo UOL, a assessoria da deputada informou, em nota, que a “gravação e a divulgação do vídeo foi uma manifestação espontânea de um amigo, utilizada fora do contexto”. A assessoria também informou que Cristiane Brasil “reitera ainda o seu respeito à Justiça do Trabalho e à prerrogativa do trabalhador reivindicar seus direitos”.

A reportagem ainda perguntou à assessoria de imprensa da deputada quando o vídeo foi gravado e quem são as pessoas junto a ela, mas não obteve resposta.

O UOL também procurou a Presidência da República sobre o vídeo, as declarações e o contexto do vídeo. Oficialmente, não houve resposta. A reportagem apurou, porém, que as imagens não abalaram a nomeação de Cristiane Brasil. Mesmo assim, o governo ainda espera que o PTB indique outro nome para a pasta para encerrar o imbróglio judicial.