Topo

PF prende Yunes, ex-assessor de Temer, ex-ministro Wagner Rossi, dono da Rodrimar e coronel da PM

O advogado José Yunes, um dos melhores amigos, confidente e conselheiro do presidente Michel Temer, foi preso - Marlene Bergamo - 29.abr.2014/Folhapress
O advogado José Yunes, um dos melhores amigos, confidente e conselheiro do presidente Michel Temer, foi preso Imagem: Marlene Bergamo - 29.abr.2014/Folhapress

Do UOL, em São Paulo e no Rio*

29/03/2018 07h51Atualizada em 29/03/2018 18h00

O amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer (MDB) José Yunes, o ex-ministro Wagner Rossi (Agricultura), o dono da empresa portuária Rodrimar, Antônio Celso Grecco, e o coronel da reserva da PM de São Paulo João Baptista Lima Filho, também amigo de Temer, foram presos na manhã desta quinta-feira (29) pela Polícia Federal.

As prisões são parte da Operação Skala, feita no âmbito do inquérito da MP (Medida Provisória) dos Portos, que investiga propinas em um decreto do setor portuário, e inclui acusações sobre o presidente. O inquérito foi aberto em setembro de 2017, e o relator é o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo o advogado de Yunes, José Luis de Oliveira Lima, trata-se de uma prisão temporária de cinco dias.

As prisões foram pedidas pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao STF. “Como se tratam de cautelares que ainda estão em cumprimento pela PF, para embasar investigações em curso, o MPF (Ministério Público Federal) não divulgará, por ora, os nomes dos alvos dos mandados”, informa nota divulgada pela assessoria de imprensa da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Yunes, Lima Filho e Rossi foram presos em suas casas --os dois primeiros na cidade de São Paulo e o último em Ribeirão Preto, no interior do estado. O dono da Rodrimar estava em sua chácara em Monte Alegre do Sul, interior de São Paulo.

Os presos foram levados à Superintendência da PF na Lapa, na zona oeste de São Paulo, e devem ser transferidos para Brasília, onde correm as investigações. No entanto, a PF ainda não confirmou a transferência.

Uma mulher ligada ao grupo Libra, empresa proprietária de terminais no porto de Santos, também foi presa hoje em seu apartamento no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, segundo informou a TV Globo. Ao UOL, a assessoria de comunicação do grupo Libra informou que, por enquanto, a empresa não vai se pronunciar.

A delegacia da Polícia Federal em Campinas confirmou que cumpriu a ordem de prisão contra Milton Ortolan, ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura na gestão de Wagner Rossi e auxiliar direto do ex-ministro. Ele foi preso em sua residência, em Americana, cidade próxima a Campinas, no interior de SP, e também encaminhado para a Superintendência da PF na capital paulista. A reportagem tenta localizar a defesa de Ortolan.

O coronel Lima Filho, apontado como operador do presidente por delatores da Operação Lava Jato, passou mal enquanto era preso pela manhã e foi internado no Hospital Albert Einstein. O hospital não se pronunciou. A reportagem procurou a Argeplan, empresa de arquitetura e engenharia do coronel, e o advogado dele mas, até o momento, eles não se manifestaram sobre a prisão.

José Yunes é amigo de Temer há mais de 50 anos. O empresário foi assessor do emedebista na Presidência --e pediu demissão do cargo após a revelação do conteúdo da delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Claudio Melo Filho.

Yunes foi acusado pelo delator Lúcio Funaro, apontado como operador do MDB, de ter recebido propina endereçada a Temer, além de lavar o dinheiro por meio da compra de imóveis. Desde a acusação, o presidente rebateu as acusações, disse que as declarações de Funaro são “falsas” e que os imóveis que ele possui foram adquiridos de forma lícita e declarados à Receita Federal. No final de novembro, Yunes prestou depoimento sobre o caso.

Segundo o advogado de Yunes, a prisão é ilegal. "É inaceitável a prisão de um advogado com mais de 50 anos de advocacia e vida pública e que sempre que intimado ou mesmo espontaneamente compareceu a todos os atos para colaborar", diz o defensor. "Essa prisão ilegal é uma violência contra José Yunes e contra a cidadania."

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Carlos Marun (MDB), disse nesta quinta que a prisão de amigos de Michel Temer não enfraquece o governo e ironizou as investigações sobre supostas ligações entre o presidente e a Rodrimar. "É como se estivesse investigando o assassinato de alguém que não morreu", disse Marun durante um evento em Florianópolis.

Ex-ministro da Agricultura

Wagner Rossi (MDB), ex-ministro da Agricultura entre abril de 2010 e agosto de 2011 (governos Lula e Dilma), foi preso no interior de São Paulo na manhã de hoje. A prisão é temporária de cinco dias. 

Rossi, que é pai do deputado Baleia Rossi (MDB), também foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, estatal que administra o porto de Santos, em 1999 e 2000.

O advogado de Wagner Rossi, Rafael Chiaradia, afirmou ter recebido a notícia da prisão do ex-ministro com "muita surpresa", pois seu cliente "se aposentou há mais de sete anos" e, desde então, "não atua profissionalmente nem na vida pública nem na privada". "Ele não atua em campanhas eleitorais e nem tem relacionamentos políticos", declarou. O defensor disse ainda que Rossi não foi ouvido pela Polícia Federal tampouco convidado a depor.

"É uma situação que gerou muita surpresa. Vamos tomar todas as medidas cabíveis."

O ex-ministro também foi citado na delação de Joesley Batista, do grupo J&F. O político foi acusado de receber pagamento de R$ 100 mil mensais após deixar o cargo, a pedido do presidente. Em maio de 2017, Rossi confirmou conhecer Joesley Batista e ter prestado consultoria à sua empresa após deixar o cargo de ministro.

Empresa portuária

Funaro disse também que tem conhecimento de que Temer influenciou diretamente os termos da MP dos Portos para favorecer a Rodrimar, empresa concessionária de terminais no Porto de Santos (no litoral sul de SP).

O presidente da empresa Rodrimar, Antônio Celso Grecco, também foi preso hoje no interior de São Paulo. O terminal da empresa em Santos foi alvo de um mandado de buscas e apreensões pela Polícia Federal nesta manhã.

O advogado de Grecco, Fabio Tofic Simantob, disse ao UOL que ainda não teve acesso ao teor do mandado de prisão. "Estou aqui, na Polícia Federal [em São Paulo]. Não estamos entendendo nada porque ainda não tivemos acesso às informações que deram origem a essas prisões", afirmou.

O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (flagrado com a mala de dinheiro da JBS em outra investigação) é alvo da mesma investigação, apontado como interlocutor de Temer junto ao setor portuário e teria recebido propina para favorecer a empresa no decreto, assinado pelo presidente em 10 de maio de 2017.

Após a abertura do inquérito, a Rodrimar declarou que nunca recebeu qualquer privilégio do poder público e que o decreto dos portos atendeu a uma reivindicação de todo o setor de terminais portuários do país.

Desde a abertura do inquérito, o Palácio do Planalto afirmava que o decreto havia sido assinado após "longo processo de negociação" entre o governo e o setor portuário e que Temer prestaria todos os esclarecimentos necessários.

* Colaboraram Aiuri Rebello e Hanrrikson de Andrade. Com informações do Estadão Conteúdo