Topo

Presidente em exercício, Mourão brinca com vitória do Flamengo

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

21/01/2019 09h40

No primeiro dia como presidente em exercício, o vice-presidente da República, o general Antônio Hamilton Mourão (PRTB), brincou sobre futebol ao chegar ao Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira (21).

"Só queria dizer o seguinte: é com extrema satisfação que o Flamengo venceu ontem e o Botafogo perdeu. Um abraço aí", falou, enquanto entrava no anexo da Vice-Presidência, de onde continuará despachando enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PSL) estiver no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Mourão se referia à estreia do Flamengo no Campeonato Carioca, no domingo (20), quando o time venceu de virada o Bangu por 2 a 1. Já o atual campeão do torneio, o Botafogo, perdeu de 3 a 1 para a Cabofriense fora de casa.

O vice-presidente falou apenas sobre os jogos com os jornalistas ao ser questionado sobre a expectativa para o dia de hoje. A outra única pergunta foi sobre entrevista de um dos filhos do presidente, senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), transmitida na RecordTV ontem à noite, em que se defendeu de movimentações suspeitas. No entanto, no momento da pergunta, Mourão já estava de costas passando pelo raio-x com agentes de segurança atrás e não respondeu.

Em sua conta no Twitter, Mourão se disse honrando e que manteria a posição. "Ao amanhecer deste dia, quero expressar a honra de estar no exercício da Presidência da República. Desejo uma excelente e proveitosa viagem ao presidente Jair Bolsonaro e comitiva a Davos. Por aqui, manteremos a posição!", escreveu.

Mourão saiu do Palácio do Jaburu, residência oficial onde mora com a mulher, por volta das 9h05 e chegou ao local de trabalho cinco minutos depois em comboio de carros com seguranças.

Antes de Mourão chegar ao Planalto, o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, já estava no local para se encontrar com o presidente em exercício. Na saída, este não falou com a imprensa.

Azevedo e Silva não constava na agenda oficial de Mourão até o início da manhã. A assessoria da Presidência informou que, nesta segunda, Mourão começará o dia com audiência junto a Miguel Ângelo da Gama Bentes, do setor de mineração.

À tarde, se encontrará com os embaixadores da Alemanha e da Tailândia no Brasil, Georg Witschel e Surasak Suparat, respectivamente, além de um coronel e dois generais.