Topo

"Mijada", cantoria e voto duplicado: novo Senado mantém show de horrores

 O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) é cumprimentado pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) enquanto comemora sua eleição para a presidência do Senado neste sábado (2) - Pedro Ladeira/Folhapress
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) é cumprimentado pelo senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) enquanto comemora sua eleição para a presidência do Senado neste sábado (2) Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Bruno Aragaki, Nathan Lopes e Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

03/02/2019 08h01Atualizada em 03/02/2019 11h43

Eleitos sob o mantra da renovação (85% dos 54 senadores dessa legislatura são novatos) o Senado que tomou posse na última sexta-feira (1º) escolheu uma cara nova para presidir a casa, mas não deu sinais de que cessará o festival de gafes e o show de horrores que há tempos caracteriza a Câmara Alta nacional.

Ao menos é essa a impressão que fica a se considerar o desempenho das duas primeiras sessões, marcadas por bate-boca, empurrões, votação inexplicavelmente duplicada e parlamentar dizendo que iria "dar uma mijadinha" sem perceber que era transmitido em cadeia nacional.

Relembre alguns desses momentos:

1. 24 horas para 81 escolherem o presidente da Casa

os-senadores-tasso-jereissati-psdb-ce-e-renan-calheiros-mdb-al-batem-boca-no-plenario-do-senado-federal-eles-tiveram-que-ser-apartados-por-outros-parlamentares-na-discussao-tasso-1549060361401_v2_750x421.jpg - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Renan Calheiros (MDB-AL) tiveram de ser apartados por outros parlamentares
Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
A votação para definir o presidente da 56ª legislatura do Senado Federal do Brasil estava agendada para às 18h da última sexta-feira (2).

Levando-se em conta que são 81 participantes, se cada um tivesse levado 3 minutos para votar, o processo deveria demorar cerca de quatro horas.

Mas o país só conheceu o novo líder da casa mais de 24 horas depois. Nesse meio tempo, os senadores:

  • Abriram votação para decidir se a escolha do presidente do Senado seria por voto aberto (ou seja, cada senador declarando em quem votaria) ou fechado
  • Chegaram à conclusão de que o voto seria aberto, por 50 votos a 2
  • Discutiram por discordar da votação
  • Adiaram a votação para o dia seguinte
  • Recorreram ao STF, que definiu que a votação seria fechada
  • Ignoraram a definição do STF e declararam em quem votavam ainda assim
  • Finalmente iniciaram a votação
  • Ao contar, viram que havia 82 votos, sendo que há 81 senadores
  • Tiveram que votar novamente
  • Viram um dos favoritos na disputa se irritar com o voto aberto e desistir de concorrer

Resta a expectativa sobre a eficiência dos parlamentares em votações importantes que deverão chegar à pauta.

Renan diz que voto aberto é antidemocrático

UOL Notícias

2. 'Mijada' em cadeia nacional

O senador José Maranhão (MDB-PB) só queria ir ao banheiro. No segundo dia da votação para escolha do presidente, com TVs e sites de todo o país transmitindo a sessão, ele confidenciou a um colega: "Escuta, vou dar uma mijada...".

Como o parlamentar estava próximo ao microfone em que discursavam seus pares, o áudio vazou para a TV Senado, provocando risos no plenário.

Ida de senador ao banheiro vaza em transmissão da TV Senado

UOL Notícias

3. Referência 'teenager'

O senador Randolfe Rodrigues ironizou o fato de uma das decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a votação para a Presidência da Casa citar uma entrevista de Davi Alcolumbre à Globo News. 

"Eu temo que daqui a pouco matérias publicadas na Capricho virem jurisprudência judicial", disse, em referência à extinta revista para adolescentes.

Randolfe cita revista de adolescentes no Senado

UOL Notícias

4. Voto duplicado

Quando os senadores finalmente começaram a votar, neste sábado, a urna com os votos secretos continha uma cédula a mais do que o número de senadores. A discussão começou imediatamente. O que fazer com os votos? Seria melhor anulá-los ou cancelar toda a votação? "É um voto fraudulento, indiscutivelmente", afirmou o senador Esperidião Amin (PP-SC)

Alguém votou duas vezes

UOL Notícias

5. Levi ou Davi?

Em outro trecho, o senador Esperidião Amin (PP-SC) volta aos holofotes, agora do plenário.

Enquanto tentava explicar como tirar votos de Renan Calheiros (MDB-AL), ele acabou confundindo o nome de Davi Alcolumbre, que viria a se eleger.

"Como é que eu vou tirar voto do Renan [Calheiros]? Eu não voto nele. Quem votar em mim vai tirar sua chance de fazer 41 votos. Ou não é verdade? Ele não pode ser eleito com menos de 41 votos. E o Levi também não vai ser eleito com 41 votos. O Davi, desculpa. É tudo da mesma tribo", disse.

Senador confunde nome de candidato: "é tudo da mesma tribo"

UOL Notícias

6. Jornalista esportivo eleito senador canta

A sessão teve até cantoria. Jorge Kajuru discursava sobre o compromisso dos parlamentares quando fechou sua fala cantando um clássico de Ivan Lins:

"Depende de nós, que este mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, que a justiça sobreviverá..."

Kajuru canta

UOL Notícias
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informava trecho da reportagem, o nome do novo presidente do Senado é Davi, não Levy. O texto foi corrigido.