Topo

Pneumonia foi debelada e Bolsonaro está sem sonda e "ótimo", diz médico

8.fev.2019 - Bolsonaro publica foto comendo gelatina no hospital Albert Einsten - Reprodução/Twitter Jair M. Bolsonaro
8.fev.2019 - Bolsonaro publica foto comendo gelatina no hospital Albert Einsten Imagem: Reprodução/Twitter Jair M. Bolsonaro

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

08/02/2019 15h19

Um dos responsáveis por cuidar da saúde do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o cirurgião Antônio Luiz Macedo afirmou ao UOL na tarde desta sexta-feira (8) que a pneumonia identificada no paciente na noite de quarta (6) "já está debelada".

"O paciente está ótimo, melhorou muito. Não tem mais febre, não tem mais tosse, está excelente", afirmou o médico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde o presidente está internado desde o dia 27 do mês passado.

Bolsonaro foi submetido no dia 28 a uma cirurgia para retirar a bolsa de colostomia que usava desde que levou uma facada em 6 de setembro de 2018, durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Os médicos ainda não divulgaram previsão de alta, que inicialmente era estimada para ocorrer até esta quarta.

Segundo Macedo, o que "provavelmente" causou a pneumonia bacteriana em Bolsonaro foi uma "alteraçãozinha" causada pela entrada de suco gástrico no pulmão do presidente, enquanto ele utilizava uma sonda nasogástrica para se alimentar. Bolsonaro também retirou a sonda que usava desde a operação, conforme informou o médico.

Reunião com ministro no hospital

A melhora no quadro clínico do presidente possibilitou, inclusive, que a flexibilização na restrição de visitas --antes limitada a familiares.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República incluiu na agenda de Bolsonaro uma audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, às 15h desta sexta. Esta é o primeiro encontro presencial dele com um integrante do governo desde a operação, que durou cerca de sete horas.

Há uma semana, ele teve uma reunião por videoconferência com o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno.

Macedo criticou versões veiculadas na imprensa sobre possíveis causas para a "pequena pneumonia", como descreveu o diagnóstico.

"Não tem nada de ser vírus que vem do intestino, como alguns médicos que não entendem absolutamente nada de medicina e não têm cliente para falar estão falando besteira para a imprensa", declarou.

"O doente está ótimo hoje. Vai receber visita de ministro, está sem febre, comeu hoje, está sem sonda, está perfeito", concluiu o cirurgião, que comandou também a segunda operação no então candidato ao Palácio do Planalto, dias após a facada.

No fim da manhã, Bolsonaro publicou em suas redes sociais que teve "o prazer de voltar a comer" na últimas horas. Ele informou que, na noite desta quinta (7), comeu um caldo de carne e, nesta sexta, "uma boa gelatina".

"Estou feliz, apesar de não ser aquele pão com leite condensado kkkk. Bom dia a todos!", brincou, mencionando a iguaria que costumava comer no café da manhã.

A postagem foi acompanhada de uma foto na qual Bolsonaro aparece sorrindo e segurando uma colher com uma gelatina de cor roxa, provavelmente com sabor de uva. Na imagem, ele continuava usando uma sonda nasogástrica.

Porta-voz fala sobre pneumonia de Bolsonaro

UOL Notícias