Topo

ACM Neto diz que encontro com Bolsonaro marca "início de novo momento"

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

04/04/2019 14h14Atualizada em 04/04/2019 15h29

Após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Palácio do Planalto nesta manhã, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, classificou o encontro como "início de um novo momento".

"O diálogo vai ser sempre constante na relação entre o partido e governo", afirmou o cacique, mais um representante partidário convidado pelo presidente hoje, numa tentativa de articular a aprovação da reforma da Previdência.

Bolsonaro também se encontrou hoje com Gilberto Kassab, presidente do PSD, e Geraldo Alckmin, do PSDB.

ACM Neto disse que a conversa será "fundamental" para garantir "o "andamento dessa agenda" - em referência à Reforma da Previdência. Ele reiterou apoio à necessidade de mudança, mas não se comprometeu com o projeto apresentado pelo governo. "É cedo para cravar isso", disse.

"O espírito dos democratas é de entender que o país precisa, o quanto antes, aprovar a reforma da Previdência. O fechamento de questão vai estar relacionado diretamente ao texto que vai ser votado no Plenário", afirmou.

O DEM é o partido do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Na última semana, Maia e Bolsonaro trocaram acusações sobre a responsabilidade pela aprovação da reforma da Previdência. Os ânimos se acalmaram com uma sinalização de paz entre ambos, que ainda não se encontraram em agenda pública.

kassab - Marcos Corrêa/PR - Marcos Corrêa/PR
Bolsonaro durante audiência integrantes do PSD, entre eles, Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla
Imagem: Marcos Corrêa/PR

Maratona de encontros

Na Câmara, uma das principais críticas à articulação do governo é a dificuldade de agregar nomes de centro e criarem consenso para formação de uma base de apoio. ACM Neto elogiou o ministro da Casa Civil, responsável por essa articulação, ao sair do encontro.

"Só temos elogios à pessoa do ministro Onyx Lorenzoni. Ele vem demonstrando absoluta compreensão da necessidade de construir uma articulação política que permita o avanço da pauta do país. O ministro Onyx tem dedicado um bom tempo para conversar com o Democratas e com todos os partidos", avaliou ACM Neto.

Onyx era desafeto de Maia, presidente da Câmara de Deputados, até ano passado, quando ambos, apesar de serem do mesmo partido, tinham divergências e um diálogo restrito.

A agenda do presidente Bolsonaro hoje está dedicada a encontros com lideranças de partidos de centro e direita para tentar angariar apoio para a reforma da Previdência.

Mais cedo, os presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e do PSDB, Geraldo Alckmin, negaram que, nos encontros, tenha sido negociado cargos em troca de apoio à reforma.

Não vamos concordar 100% com governo, disse ACM Neto no início do governo

UOL Notícias