Topo

Governo Bolsonaro é aprovado por 35% da população, diz Ibope

17.abr.2019 - Presidente Jair Bolsonaro durante celebração de Páscoa no Palácio do Planalto - Alan Santos/PR
17.abr.2019 - Presidente Jair Bolsonaro durante celebração de Páscoa no Palácio do Planalto Imagem: Alan Santos/PR

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

24/04/2019 10h11Atualizada em 24/04/2019 11h55

O governo Jair Bolsonaro (PSL) é aprovado por 35% da população. Os dados são da pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada hoje. O desempenho do governo variou dentro da margem de erro, em relação à última pesquisa do instituto, em março.

De acordo com o Ibope, 35% consideram o governo "ótimo ou bom"; 27% "ruim ou péssimo" e outros 31% classificam como "regular", e 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de abril, com 2 mil pessoas, em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A última pesquisa Ibope, divulgada em março, indicou que a Presidência de Bolsonaro tinha a pior avaliação dos últimos 24 anos. Naquele estudo, 34% da população considerou a gestão "ótima ou boa".

Entre os presidentes eleitos e em primeiro mandato, Bolsonaro tem a pior avaliação em início de governo. Fernando Collor (maio de 1990) foi classificado como "ótimo ou bom" por 45% dos entrevistados; contra 41% de Fernando Henrique Cardoso (março de 1995); 51% de Luiz Inácio Lula da Silva (março de 2003) e 56% de Dilma Rousseff (março/2011).

O instituto comparou o governo de Bolsonaro ao do último presidente, Michel Temer (MDB). Para maioria dos entrevistados, o atual governo é "melhor". Em comparação ao governo Michel Temer:
Melhor: 51%
Igual: 31%
Pior: 13%
Não sabe ou não respondeu: 5%

O gerente executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, considerou que a avaliação do governo teve queda quando comparada com a expectativa da população, em dezembro.

"Na pesquisa de dezembro, ainda no governo Temer, 64% estavam com expectativa de que o governo seria ótimo ou bom e que para 14% ruim ou péssimo. Há uma queda nessa percepção", disse.

Segundo Fonseca, o governo não conseguiu convencer as pessoas que está seguindo uma agenda que elas gostariam. "Outro ponto importante é que grande parte da avaliação do presidente é baseada na avaliação da economia. E a economia brasileira está parada", considerou.

Veja outros tópicos avaliados na pesquisa Ibope divulgada hoje:

Maneira de governar:

Aprovam: 51%

Desaprovam: 40%

Não sabe/não responderam: 9%

Confiança no presidente Jair Bolsonaro:

Confia: 51%
Não confia: 45%
Não sabe ou não respondeu: 4%

Avaliação do governo por gênero

Homens:

Ótimo/bom: 38%

Confiam no presidente: 58%

Aprovam maneira de governar: 56%

Mulheres:

Ótimo/bom: 32%

Confiam no presidente: 45%

Aprovam maneira de governar: 46%

Noticiário

Desfavorável ao governo: 39%

Favorável ao governo: 22%

Nem favorável, nem desfavorável: 26%

Não souberam ou não responderam: 12%

O Ibope informou que as porcentagens são arredondadas para análise, por isso, em alguns casos, a soma pode ultrapassar 100%.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Política