Topo

Polícia espanhola divulga fotos da droga apreendida com militar brasileiro

Fotos divulgadas pela polícia espanhola mostram a maleta com 37 pacotes de cocaína, cada um com um pouco mais de 1 kg - Divulgação/Guardia Civil
Fotos divulgadas pela polícia espanhola mostram a maleta com 37 pacotes de cocaína, cada um com um pouco mais de 1 kg Imagem: Divulgação/Guardia Civil

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

05/07/2019 12h15Atualizada em 05/07/2019 12h15

A Polícia Civil da Espanha divulgou hoje novas fotos da maleta com 39 kg de cocaína apreendida com um sargento da FAB (Força Aérea Brasileira) em Sevilha no último dia 25 de junho. Uma imagem já tinha sido divulgada na quarta-feira pelo jornal espanhol El País.

As imagens mostram uma mala preta com dezenas de pacotes de droga revestidos por uma fita bege. As fotos foram tiradas no aeroporto onde o sargento foi abordado, ao lado da máquina de raio-X que ajudou a identificar o conteúdo da mala. As autoridades acreditam que, por estar fardado, o militar achou que não seria inspecionado.

Jornais espanhóis noticiaram que o brasileiro nem ao menos se esforçou para esconder que entrava com drogas no país. "O sargento não tomou nenhuma precaução na hora de transportar a cocaína que trazia na maleta. Não tampou nem camuflou entre suas bagagens", escreveu o "Diário de Sevilla".

O militar transportava os 39 kg em pacotes revestidos com uma fita bege - Divulgação/Guardia Civil - Divulgação/Guardia Civil
O militar transportava os 39 kg em pacotes revestidos com uma fita bege
Imagem: Divulgação/Guardia Civil

O militar Manoel Silva Rodrigues, que fazia parte da comitiva de apoio à viagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante deslocamento até o Japão para o G20, foi preso no aeroporto de Sevilha com os 39 kg de cocaína, avaliados em mais de R$ 6 milhões.

O sargento está sendo investigado pelas autoridades espanholas, onde pode responder por crime contra a saúde pública, e pelas Forças Armadas brasileiras e pela Polícia Federal. Se condenado no Brasil, pode pegar até cinco anos de prisão e ser expulso das Forças Armadas. O inquérito da Polícia Federal foi aberto ontem para investigar eventuais ligações do militar com narcotraficantes e as circunstâncias que propiciaram a obtenção da droga.

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na última terça com os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e afirmou suspeitar de que Rodrigues já tenha transportado entorpecentes em outras ocasiões.