Topo

Presidente agora é de direita, diz Bolsonaro sobre trocas em comissão

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), trocou membros de comissão  - Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), trocou membros de comissão Imagem: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

01/08/2019 10h25

Ao comentar a troca de quatro dos sete integrantes da Comissão Sobre Mortos e Desaparecidos, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta manhã que a alteração ocorreu porque mudou o presidente.

"O motivo é que mudou o presidente, agora é o Jair Bolsonaro, de direita. Ponto final. Quando eles botavam terrorista lá, ninguém falava nada. Agora mudou o presidente. Igual mudou a questão ambiental também", afirmou.

A alteração na comissão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, com a assinatura de Bolsonaro e da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

A troca ocorre uma semana depois que a comissão, vinculada ao governo, emitiu documento reconhecendo que a morte de Fernando Santa Cruz, pai de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ocorreu "em razão de morte não natural, violenta, causada pelo Estado Brasileiro".

Na última segunda-feira, Bolsonaro disse que poderia explicar a Felipe Santa Cruz como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar. A declaração foi repudiada por entidades e a a comissão alvo das mudanças de hoje tinha pedido explicações ao presidente.

Uma das substituídas é a procuradora Eugênia Gonzaga, que presidia o colegiado. Em entrevista coletiva na tarde de hoje, ela rebateu Bolsonaro, disse que comissão sempre foi apartidária e nunca dependeu de orientações políticas de governo.

Mais cedo, em nota divulgada hoje, Gonzaga afirmou que, ao que tudo indica, a mudança foi "uma represália pela minha postura diante dos acontecimentos". Segundo ela, a troca já era esperada desde a posse de Bolsonaro.

"Lamento muito. Não por mim, pois já vinha enfrentando muitas dificuldades para manter a atuação da CEMDP desde o início do ano, mas pelos familiares", acrescentou.

Marco Vinicius Pereira de Carvalho, assessor especial de Damares e filiado ao PSL, partido de Bolsonaro, assumirá o comando da comissão. Além da presidência, houve outras três mudanças:

  • Weslei Antônio Maretti, coronel reformado do Exército, substitui Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada que integrou a Comissão Nacional da Verdade
  • Vital Lima Santos, oficial do Exército, substitui João Batista da Silva Fagundes, militar da reserva e ex-deputado
  • O deputado federal Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro (PSL-PR) substitui o deputado Paulo Roberto Severo Pimenta (PT-RS)

Bolsonaro critica OAB no caso de Adélio Bispo

Band Notí­cias