Topo

Homem é preso após quebrar vidraça de entrada do Congresso

Homem é preso após quebrar vidraça de entrada do Congresso - Hanrrikson de Andrade/UOL
Homem é preso após quebrar vidraça de entrada do Congresso Imagem: Hanrrikson de Andrade/UOL

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

29/08/2019 15h52

Um homem foi preso na tarde de hoje depois de quebrar uma vidraça da chapelaria da Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo agentes da Polícia Legislativa, a intervenção ocorreu depois que o rapaz, cuja identidade não foi revelada, revoltou-se por não conseguir entrar na Casa.

O Congresso possui regras para agendamento de visitantes e, de acordo com os policiais, o homem não seguiu as normas.

Após quebrar a vidraça da chapelaria, o rapaz tentou fugir, mas foi contido pelos agentes responsáveis pela segurança do Congresso. Na sequência, ele foi encaminhado à delegacia.

Em caso de indiciamento, o crime de vandalismo ou dano ao patrimônio, previsto pelo Código Penal, prevê pena de seis meses a três anos de prisão, além de multa.

A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, gravou um vídeo na entrada da Câmara em que mostra a vidraça destruída. Segundo relato da parlamentar, após o ato de vandalismo, o homem teria sido neutralizado com equipamento não letal. "Tomou aqui um belo choque com arma de choque", disse ela.

A assessoria de imprensa do Senado enviou nota à imprensa no fim da tarde: "Na tarde desta quinta-feira (29/09), por volta das 14h, policiais legislativos detiveram um homem que tentou invadir as dependências do Senado Federal. Após danificar o patrimônio público e voltar-se contra os policiais, foi necessário o uso de equipamento não letal (taser), de acordo com a melhor doutrina de uso progressivo de força. Os procedimentos legais estão em andamento e ainda não há detalhes sobre o caso".