Topo

Bolsonaro caminha um dia após nova cirurgia na região do abdômen

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

09/09/2019 15h19

Um dia após passar por uma nova cirurgia na região do abdômen, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já se levantou e realizou duas caminhadas hoje. Ele está internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde se recupera de um procedimento realizado ontem.

Bolsonaro está em uma ala reservada do hospital. Hoje, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o filho Carlos Bolsonaro acompanham o presidente. O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, disse que Bolsonaro tem uma "evolução muito positiva" em sua recuperação.

No vídeo, gravado nesta tarde, Bolsonaro caminha sem dificuldades. Nas imagens, é possível ver que ele usa meias de compressão, que evitam a formação de coágulos após procedimentos cirúrgicos. Ele aparece acompanhado pelo general Otávio Rêgo Barros, pelo médico da presidência, Ricardo Peixoto Camarinha, e por outro médico que não foi identificado.

Por volta das 13h30, Bolsonaro recebeu uma rápida visita do vice, Hamilton Mourão, que exerce a presidência interinamente até quinta-feira (12). Os dois conversaram por cerca de 10 a 15 minutos.

Apesar de a equipe médica ter recomendado que as visitas a Bolsonaro sejam restritas, o presidente também recebeu ontem o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A operação de ontem foi feita para corrigir uma hérnia incisional que surgiu no abdômen do presidente após as três operações a que ele foi submetido por ter levado uma facada na campanha eleitoral de 2018. O procedimento já era esperado pela equipe médica do presidente.

Mais cedo, um boletim médico divulgado pelos médicos informou que Bolsonaro "encontra-se estável, sem dor, afebril e com boa evolução clínico-cirúrgica". Não há previsão de um novo boletim médico hoje.

O presidente deve continuar a receber uma dieta líquida. Segundo Antonio Antonietto, diretor geral do hospital, Bolsonaro já havia comido pela manhã "pelo menos 3 potes de gelatina", além de ter tomado chá e caldo ralo.