Topo

Presidente em exercício, Mourão visita Bolsonaro em hospital em SP

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

09/09/2019 13h40

O vice-presidente Hamilton Mourão visitou hoje o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em um hospital em São Paulo onde ele se recupera de uma cirurgia realizada ontem para a correção de uma hérnia.

Para se recuperar do procedimento, Bolsonaro deve permanecer afastado da presidência até quinta-feira (12). Nesse período, Mourão exerce o cargo de presidente interino.

Mourão chegou ao hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, por volta das 13h20. A visita durou de 10 a 15 minutos. A rua onde fica o hospital foi fechada para a passagem da comitiva em que estava o vice. Ele entrou e saiu sem falar com a imprensa.

A assessoria do Planalto não deu mais informações sobre o encontro dos dois. Mourão volta ainda hoje para Brasília.

Apesar de a equipe médica ter recomendado que as visitas a Bolsonaro sejam restritas, ele também recebeu ontem o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A cirurgia de ontem já era esperada pela equipe médica de Bolsonaro. O objetivo da operação era corrigir uma hérnia incisional que surgiu no abdômen do presidente após as três operações a que ele foi submetido por ter sofrido uma facada na campanha eleitoral de 2018.

De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro "encontra-se estável, sem dor, afebril e com boa evolução clínico-cirúrgica".

O boletim ainda diz que o presidente vai começar hoje a fisioterapia motora, que possibilitará a ele sentar-se na poltrona e fazer uma caminhada pelo corredor.

O presidente recebeu hoje uma dieta líquida. "Ele comeu pelo menos 3 potes de gelatina, tomou chá, caldo ralo sem nenhum tipo de intercorrência da parte da dieta dele", declarou Antonio Antonietto, diretor geral do hospital.