Topo

Bolsonaro faz caminhada no hospital cinco dias após passar por cirurgia

Do UOL, em São Paulo

13/09/2019 16h24

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) realizou hoje mais uma caminhada orientada pela equipe médica do hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O vídeo foi divulgado pela Secom. Bolsonaro passou por uma cirurgia no domingo (8) para correção de uma hérnia decorrente de sucessivos procedimentos no abdômen após o ataque a faca sofrido no ano passado.

Segundo boletim médico divulgado hoje, Bolsonaro apresenta boa evolução clínica. "Permanece sem dor, afebril e com melhora acentuada dos movimentos intestinais", informa o boletim. O presidente já não usa mais a sonda nasogástrica para se alimentar. A dieta líquida foi reintroduzida e está mantida a alimentação parenteral (endovenosa).

Ele segue fazendo fisioterapia respiratória e motora e as visitas continuam restritas. O presidente segue internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

O médico Antonio Luiz Macedo, chefe da equipe que cuida do presidente, disse que Bolsonaro será acompanhado para evoluir para uma dieta cremosa e depois pastosa, mais substanciosa. "Por que todos esses estágios? No caso de uma cirurgia como essa há risco de estender o abdômen para trás então temos que ir com calma".

A previsão de alta era para hoje, mas por decisão médica ele seguirá em repouso por mais quatro dias. O vice Hamilton Mourão permanece como presidente em exercício. A decisão é para acelerar sua recuperação, informou o porta-voz da presidência, general Rêgo Barros.

Ainda segundo Barros, o planejamento para a viagem para Nova York, no dia 22, para discursar na abertura da Assembleia das Nações Unidas, está mantido.