Topo

Bolsonaro promete "carta branca" a garimpeiros e cita roubo de ouro em SP

Do UOL, em São Paulo

03/10/2019 20h36Atualizada em 03/10/2019 22h49

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) saiu em defesa de garimpeiros durante sua live de hoje (3) no Facebook. Bolsonaro prometeu "carta branca" aos garimpeiros e lembrou do roubo de mais de 700 kg de ouro no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, em julho deste ano, para dizer que "o negócio continua correndo solto".

"Estou junto com a Polícia Federal para buscar informações sobre aqueles 700kg de ouro roubado em São Paulo. Não é só ouro, são pedras preciosas brutas. Como que pode o cara estar transportando 700 kg de ouro, não sei quantos de pedras preciosas e não tem segurança? É porque o negócio continua correndo solto ainda", disse o presidente.

"Aí vocês querem pegar um coitado de um desgraçado de um garimpeiro, a mão calejada, só sabe fazer aquilo, e querem criminalizar, prender, esquartejar o cara. Vamos ajudar o garimpeiro. No que depender de mim, dependo do Parlamento, vamos dar carta branca para o homem buscar seu ouro, seu diamante no Brasil todo, preservando o meio ambiente, sem usar mercúrio", disse.

No início desta semana, Bolsonaro se reuniu com um grupo de garimpeiros da região de Serra Pelada, no sul do Pará, e os tranquilizou sobre a exploração no local. Na ocasião, disse que o interesse estrangeiro na Amazônia não é nos índios ou nas árvores, mas sim nos minérios. Hoje, ele voltou a falar do encontro.

"Tive anteontem um encontro não programado com garimpeiros da Serra Pelada. Eles querem garimpar, e nós queremos legalizar o garimpo. A região amazônica tem mais de 20 milhões de pessoas, um percentual desta turma vive de garimpo, não sabe fazer outra coisa. Se vocês verem o estrago que as mineradoras fazem nessa região, em especial as canadenses, vai cair para trás. Quando pega o pobre garimpeiro, para tirar o ouro, o mundo cai na cabeça deles. Não são bandidos, merecem toda consideração da nossa parte e temos que, via Parlamento, passa pela Câmara e pelo Senado, apresentarmos um projeto para legalizar o garimpo. Dar dignidade, ele vai preservar o meio ambiente e não vai usar mercúrio", afirmou.