Bolsonaro endossa discurso de Crivella e diz que saúde no Rio "funciona"
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comprou o discurso do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), e disse hoje ter sido convencido de que a saúde da capital fluminense está funcionando normalmente, "com atendimentos". Os dois estiveram reunidos ontem no Palácio do Planalto.
O Rio vive desde o ano passado uma intensa crise na rede municipal de saúde. Em dezembro, reportagem do UOL mostrou que a fila de pacientes com problemas sérios (classificação vermelha, a mais grave existente) tem 18.825 pessoas que aguardam exames e consultas. O tempo médio de espera é de mais de oito meses.
Além disso, houve atraso no pagamento de fornecedores e organizações sociais responsáveis pela gestão de unidades de saúde. No fim de 2019, o governo federal anunciou um repasse emergencial de R$ 152 milhões.
Segundo Bolsonaro, Crivella foi ao Planalto para "falar dos problemas do Rio" e repetiu a versão que tem sido sustentada pelo prefeito: a de que não há crise na saúde municipal e que a mesma tem sido uma invenção das Organizações Globo.
"Ele diz lá que a Globo, por exemplo, o tempo todo diz que a saúde não funcionava no Rio. Ele comprovou que funcionava, com atendimentos", afirmou o presidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.