Topo

Esse conteúdo é antigo

Onyx diz que continua ministro, mas deixa futuro nas mãos de Bolsonaro

Ministro-chefe da Casa Civil quer se reunir com Bolsonaro até amanhã - Pedro Ladeira/Folhapress
Ministro-chefe da Casa Civil quer se reunir com Bolsonaro até amanhã Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

31/01/2020 12h16Atualizada em 31/01/2020 13h31

Esvaziado dentro do governo, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), afirmou hoje que sua permanência no cargo está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O gaúcho voltou a Brasília nesta manhã, após um período de férias nos Estados Unidos, e disse aguardar o chamado do mandatário para, "hoje ou amanhã", prestar esclarecimentos sobre a viagem em voo da FAB (Força Aérea Brasileira) de seu principal assessor, Vicente Santini.

O subordinado foi destituído do cargo em público pelo presidente na terça-feira (28), recontratado pela Casa Civil no dia seguinte e, 12 horas depois, demitido de novo por Bolsonaro. O episódio instalou uma nova crise no governo e colocou Onyx na berlinda.

"Nós vamos conversar com o presidente, entender todas essas questões que ocorreram no período em que eu estava fora do Brasil de férias", disse o ministro. "Com tranquilidade, hoje ou amanhã, porque ele está se recuperando de um procedimento, vou conversar com ele (...) e ver se ele me recebe hoje ou amanhã."

O "procedimento" mencionado pele chefe da Casa Civil teria sido uma cirurgia de vasectomia, realizada ontem, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. O Planalto confirmou apenas que Bolsonaro deu entrada no Hospital das Forças Armadas, mas não esclareceu o motivo.

"O Planalto não comentará sobre a saúde do presidente", segundo informou o governo.

Onyx destacou que Bolsonaro tem "a última palavra sempre" e chamou o presidente de "meu líder".

"Claro que toda decisão dentro do governo é liderada por ele. Aliás, o meu trabalho junto com todos os ministros é preparar todas as matérias e levar a ele, e ele tem a última palavra sempre."

"Quem define é o presidente Bolsonaro. Ele é o meu líder, eu lutei muito para que ele estivesse onde ele está", completou.

Ouça o podcast Baixo Clero (https://noticias.uol.com.br/podcast/baixo-clero/), com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Mitre: As idas e vindas de Onyx Lorenzoni na Casa Civil

Band Notí­cias