Lula volta hoje a Brasília para depor à Justiça e orientar bancada do PT
Resumo da notícia
- Lula embarca hoje para Brasilia, se encontra com congressistas petistas amanhã e depõe à Justiça na quarta
- Viagem ao DF havia sido adiada para ex-presidente encontrar o papa Francisco em Roma
- Lula é acusado de beneficiar o setor automobilístico em troca de propina
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca hoje para Brasília para prestar depoimento à Justiça e se reunir com a bancada petista no Congresso, com o objetivo de traçar linhas de atuação contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido). Lula viajará acompanhado do ex-prefeito de São Paulo e ex-candidato à Presidência, Fernando Haddad (PT).
O ex-presidente deve jantar com articuladores do partido e com pessoas próximas nesta segunda. Haddad disse ao UOL vai permanecer em Brasília até quarta ou quinta-feira em agendas com Lula.
O encontro com a bancada está marcado para amanhã. A intenção é alinhar a atuação dos parlamentares no Congresso em oposição ao governo e tentar adequar as pautas econômicas do centrão e do governo à visão do partido, voltado para gasto com o social. O partido é a principal força da oposição, com a maior bancada na Câmara (53 deputados) e a quinta do Senado (6 senadores).
Lideranças do partido entendem que já há uma orientação ideológica na atuação da bancada, mas a vinda de Lula pode ajudar a inflamar os sentimentos e reforçar a atuação de oposição.
O depoimento referente à Operação Zelotes será na quarta-feira (19). O processo corre na 10ª Vara Federal de Brasília. Lula é acusado de editar uma medida provisória para favorecer o setor automobilístico em troca de propina.
A viagem de Lula está sendo programada há algumas semanas. A expectativa era de que ele estivesse em Brasília na semana passada, mas adiou em razão de um encontro com o Papa Francisco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.