Topo

Lula volta hoje a Brasília para depor à Justiça e orientar bancada do PT

8.fev.2020 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento de comemoração pelos 40 anos do PT, no Rio de Janeiro - Divulgação
8.fev.2020 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento de comemoração pelos 40 anos do PT, no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação

Guilherme Mazieiro e Carla Araújo

Do UOL, em Brasília

17/02/2020 13h14Atualizada em 17/02/2020 14h17

Resumo da notícia

  • Lula embarca hoje para Brasilia, se encontra com congressistas petistas amanhã e depõe à Justiça na quarta
  • Viagem ao DF havia sido adiada para ex-presidente encontrar o papa Francisco em Roma
  • Lula é acusado de beneficiar o setor automobilístico em troca de propina

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca hoje para Brasília para prestar depoimento à Justiça e se reunir com a bancada petista no Congresso, com o objetivo de traçar linhas de atuação contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido). Lula viajará acompanhado do ex-prefeito de São Paulo e ex-candidato à Presidência, Fernando Haddad (PT).

O ex-presidente deve jantar com articuladores do partido e com pessoas próximas nesta segunda. Haddad disse ao UOL vai permanecer em Brasília até quarta ou quinta-feira em agendas com Lula.

O encontro com a bancada está marcado para amanhã. A intenção é alinhar a atuação dos parlamentares no Congresso em oposição ao governo e tentar adequar as pautas econômicas do centrão e do governo à visão do partido, voltado para gasto com o social. O partido é a principal força da oposição, com a maior bancada na Câmara (53 deputados) e a quinta do Senado (6 senadores).

Lideranças do partido entendem que já há uma orientação ideológica na atuação da bancada, mas a vinda de Lula pode ajudar a inflamar os sentimentos e reforçar a atuação de oposição.

O depoimento referente à Operação Zelotes será na quarta-feira (19). O processo corre na 10ª Vara Federal de Brasília. Lula é acusado de editar uma medida provisória para favorecer o setor automobilístico em troca de propina.

A viagem de Lula está sendo programada há algumas semanas. A expectativa era de que ele estivesse em Brasília na semana passada, mas adiou em razão de um encontro com o Papa Francisco.