Topo

Esse conteúdo é antigo

Ao menos três pessoas atiraram contra Cid Gomes, diz TV

O senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado em meio a um protesto de policiais que reivindicam aumento salarial - Sobral 24 HORAS
O senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado em meio a um protesto de policiais que reivindicam aumento salarial Imagem: Sobral 24 HORAS

Do UOL, em São Paulo

21/02/2020 17h17

Pelo menos três homens teriam atirado contra o senador Cid Gomes (PDT-CE)de acordo com vídeos divulgados pelo "Jornal Hoje", da TV Globo, hoje à tarde.

Cid Gomes foi atingido por dois tiros enquanto tentava invadir, com uma retroescavadeira, um batalhão da PM em Sobral (CE). O senador foi levado às pressas para um hospital, mas não corre risco de morte.

Segundo a emissora, o primeiro tiro foi disparado por uma pessoa encapuzada; o segundo, por homem com rosto encoberto que usa blusa de mangas curtas; e o terceiro, por uma pessoa que utilizava capacete. As imagens foram feitas por pessoas em diferentes ângulos.

O senador foi baleado na quarta-feira, em Sobral, no interior do Ceará, em meio a um protesto de policiais militares. O político pilotava uma retroescavadeira e tentava furar o bloqueio de policiais que reivindicam aumento salarial.

Cid Gomes - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Pessoa que usava capacete também teria disparado contra Cid Gomes
Imagem: Reprodução/TV Globo

Ele foi transferido horas depois para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.. Segundo a assessoria do Hospital do Coração de Sobral, para onde Cid foi levado inicialmente, o senador foi atingido por dois projéteis: um entrou na clavícula e saiu e outro o atingiu no pulmão esquerdo.

Cid deixou na manhã de ontem a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital do Coração. No começo da tarde, ele foi transferido para outra unidade de saúde em Fortaleza.

Em boletim médico, o Hospital do Coração informou que Cid Gomes deu entrada na unidade vítima de ferimento por arma de fogo no hemitórax esquerdo. "Após atendimento inicial, seu estado evoluiu sem intercorrência, mantendo-se estável e com padrão respiratório normal".

Diante do quadro, o hospital informou que o senador não necessitava mais dos cuidados de terapia intensiva e teve alta para a enfermaria.

Também na manhã de ontem, o Hospital do Coração postou um vídeo de Cid Gomes agradecendo à equipe médica pelos cuidados e sem citar o episódio.

"Depois de extraordinários cuidados médicos que salvaram a minha vida, quero agradecer a toda a equipe médica do Hospital do Coração de Sobral", disse. "Eu já saio daqui sem necessidade de cuidados intensivos, já posso ser transferido para um quarto".

Horas depois de deixar a UTI em Sobral, Cid Gomes chegou ao Hospital Monte Klinikum, na capital cearense. Lá, ele foi recebido pelo governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou a atitude de Cid Gomes durante transmissão ao vivo, pelas redes sociais. "Aquele cara lá, não fala o nome dele não, que subiu no trator e foi empurrar o portão lá com crianças, com mulheres, ele agiu corretamente ou não? Não fala o nome dele não", questionou, em pergunta direcionada ao ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania).