Coronavírus: Witzel cobra Bolsonaro por compensação financeira a estados
O governador Wilson Witzel (PSC) cobrou veementemente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) uma compensação financeira aos estados por conta da crise do coronavírus e da queda expressiva do valor do barril de petróleo. Ele também pediu que as Forças Armadas sejam usadas no atendimento à população atingida pela covid-19.
Witzel citou nominalmente Bolsonaro e, em tom de apelo, disse que é preciso um "programa de compensação financeira, utilizando, se preciso, as reservas cambiais e do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]".
Ele também cobrou o emprego dos militares na construção de hospitais de campanha —neste momento, o estado planeja construir esse tipo de estrutura com o Corpo de Bombeiros:
"Quero solicitar ao presidente Jair Bolsonaro que coloque a disposição do nosso povo todos os meios das Forças Armadas. Hospitais de campanha, leitos, profissionais", pregou.
Witzel não quis cravar o valor de compensação necessário, mas disse que o estado do Rio contingenciou R$ 3 bilhões, o que seria "o necessário para o momento". Ele também disse que é "razoável" que a distribuição dos R$ 5 bilhões em auxílio aos estados, anunciada essa semana pelo ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), ocorra através de estimativas de população de cada unidade federativa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.