Aliado de Bolsonaro, Crivella fala em reabrir lojas, mas mantém isolamento
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), informou na tarde de hoje que reabrirá lojas de material de construção e de conveniência em postos de gasolina a partir de sexta-feira (27). Após o anúncio em seu perfil no Twitter, a equipe de comunicação de Crivella reiterou contudo que a ordem do prefeito é a manutenção do isolamento social por 15 dias.
"A partir de sexta (27), começaremos a abrir, aos poucos, alguns comércios, como lojas de material de construção e lojas de conveniência (postos de gasolina)", disse Crivella. O anúncio acontece após pronunciamento feito ontem à noite pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de quem Crivella é aliado. O presidente afirmou que a covid-19 é uma "gripezinha" e que a população deveria "voltar à normalidade".
Segundo Crivella, haverá um trabalho de conscientização da população para que não haja "aglomeração".
Apesar de o prefeito falar em uma abertura gradual de "alguns comércios" em seu tuíte, a assessoria de Crivella nega que ele tenha recuado na determinação pelo isolamento.
Após o anúncio, o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), prepara decreto para desautorizar a reabertura das lojas divulgada por Crivella, segundo informou o jornal O Globo.
Hoje mais cedo, em entrevista coletiva, o prefeito disse ser "fundamental, incontornável e irremediável mantermos medidas de afastamento social nos próximos 15 dias".
A Frente Nacional de Prefeitos repudiou hoje o posicionamento de Jair Bolsonaro, que minimizou a crise do coronavírus e criticou medidas como o fechamento de escolas. Integrantes da entidade se manifestaram em defesa às medidas restritivas de isolamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.