General Heleno critica Flávio Dino e erra nome da doença: 'Covid 21'
O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, general da reserva, cometeu um erro ao se referir ao nome da doença causada pelo novo coronavírus, a covid-19.
Equivocadamente, o ministro se referiu à doença como "Covid 21", o que fez ele ser alvo de comentários irônicos nas redes sociais. Posteriormente, o ministro corrigiu a postagem e passou a se referir à doença como covid-19.
"A inteligência do governo Bolsonaro já descobriu um novo coronavírus que vai aparecer em 2021?", perguntou um perfil no twitter em resposta à postagem do ministro.
Na mensagem, o ministro faz uma crítica ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
"Sexta-feira, 03 Abr, Flávio Dino, Gov(?) do Maranhão, creditou ao Pres Bolsonaro os 300 óbitos do Covid 21. Sempre acreditei, pelo passado histórico, que comunistas são seres alienados, sonsos, insensíveis e insensatos. Atitudes como essa confirmam esse perfil", escreveu Heleno, no Twitter.
Na sexta-feira (3), Dino havia criticado a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na reação à pandemia, afirmando que o número de mortos no país não tinha provocado uma mudança de postura no presidente.
Bolsonaro tem criticado medidas de distanciamento social adotadas por governadores em todo o país como forma de reduzir a velocidade da transmissão do vírus. O presidente diz que essas medidas irão prejudicar a economia e o sustento dos mais pobres.
Mas, ao contrário do que diz o presidente, o Ministério da Saúde tem recomendado a adoção do distanciamento social e que as pessoas sigam a orientação dos governadores.
Por que covid-19?
Mas por que a doença recebeu o nome de covid-19? "Co" significa corona, "vi" vem de vírus, e "d" representa "doença". O número 19 indica o ano de sua aparição, 2019.
Esse nome substitui o de 2019-nCoV, decidido provisoriamente após o surgimento da doença respiratória. O novo nome foi escolhido por ser fácil de pronunciar e não ter referência estigmatizante a um país ou a uma população em particular.
Os internautas não perdoaram o erro do ministro, mesmo depois de ele ter corrigido o nome da doença na postagem. Veja as reações no Twitter:
Encontro com Mourão
Também na sexta-feira, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Bolsonaro, atacou o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) em uma postagem no Twitter por causa de uma reunião que o vice manteve com Dino e outros governadores que participam do Conselho da Amazônia.
Na postagem, Carlos insinua que Mourão estaria conspirando para derrubar o presidente.
Flávio Dino chamou de "injusto" o ataque a Mourão e perguntou se o vereador pretendia "extinguir o Maranhão".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.