Gilmar Mendes: Pagamos um preço muito alto com a 'favelização' das cidades
A "favelização" das cidades é um dos fatores que atrapalham o Brasil no combate ao novo coronavírus, segundo o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. Ele se referiu à desigualdade social como "algo chocante" e disse que a percepção da necessidade de mudança será um legado positivo da pandemia.
"Nós romantizamos demais a coisa da favela. Estamos pagando um preço muito alto com essa favelização das cidades. Como prescrever o afastamento de pessoas que moram numa casa de três, quatro metros quadrados? É realmente chocante o que nós nos permitimos", lamentou o ministro em entrevista ao UOL.
Mendes ainda exaltou o SUS (Sistema Único de Saúde), alguns governadores e até o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB-SP), por seu papel na luta contra a pandemia, mas criticou a demora com que algumas ações foram tomadas.
Como exemplo, ele citou o auxílio emergencial a trabalhadores informais, autônomos e em contrato intermitente. "Veja a dificuldade para liberar esses R$ 600. Tudo isso é altamente constrangedor. O Brasil precisa mudar isso, nós temos que melhorar muito a nossa governança", avaliou.
Para o ministro, é preciso trabalhar com essa parcela mais vulnerável da sociedade, chegando a essas pessoas a partir de campanhas para melhorar o saneamento e solucionar problemas de moradia. Assim, concluiu, o Brasil conseguirá "encerrar esse ciclo que nos deixa com vergonha".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.