Topo

Esse conteúdo é antigo

Antes de cumprimento, Caiado dá álcool em gel para Bolsonaro em Goiás

11.abr.2020 - Governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) passa álcool em gel nas mãos de Jair Bolsonaro (sem partido) - Júnior Guimarães/Divulgação Governo de Goiás
11.abr.2020 - Governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) passa álcool em gel nas mãos de Jair Bolsonaro (sem partido) Imagem: Júnior Guimarães/Divulgação Governo de Goiás

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

11/04/2020 15h28

Um dia após Jair Bolsonaro (sem partido) esfregar o nariz e cumprimentar uma apoiadora, o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) evitou que o aperto de mãos com o presidente acontecesse sem higienização. Durante evento em Águas Lindas de Goiás (GO), Caiado sacou um tubo de álcool em gel, passou nas mãos e deu ao presidente. Só então tiveram contato físico.

Segundo um assessor que presenciou a cena, a situação se deu quando Bolsonaro foi cumprimentar Caiado, logo na chegada às obras de um hospital de campanha que é custeado pelo governo federal.

Caiado é médico e adota medidas para restringir a circulação de pessoas nas ruas. Aliado de primeira hora de Bolsonaro, no mês passado o governador anunciou que rompeu com o presidente e estava "indignado" com a postura do mandatário.

Desde o início da pandemia Bolsonaro descumpre as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde para ficar em isolamento e usar máscara. Na manhã de hoje (11), o presidente repostou um vídeo em que critica essas medidas.

No evento deste sábado, Bolsonaro foi conversar com moradores que estavam aglomerados e tirou a máscara ao se aproximar das pessoas.

Durante o evento, o ministro Mandetta (Saúde) anunciou que Manaus (AM) receberá a segunda unidade de hospital de campanha. O estado está com dificuldades de enfrentar o Covid-19 e segundo relatos há colapso no sistema de saúde. O ministro evitou comentar a atitude de Bolsonaro em meio à multidão.

"Eu posso no máximo recomendar, não posso apontar o dedo. Eu não julgo ninguém, não sou juiz", disse.

A visita durou cerca de 45 minutos. O presidente estava acompanhado do líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), dos ministros Braga Netto (Casa Civil), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), e do filho e vereador no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), que não exerce cargo no governo. Bolsonaro e a comitiva voltaram para Brasília em um helicóptero oficial sem falar com a imprensa. Mandetta não acompanhou o voo.

11.abr.2020 - Jair Bolsonaro (sem partido) sem máscara em meio a aglomeração em Goiás - Marcos Corrêa/Divulgação Presidência da República - Marcos Corrêa/Divulgação Presidência da República
11.abr.2020 - Jair Bolsonaro (sem partido) sem máscara em meio a aglomeração em Goiás
Imagem: Marcos Corrêa/Divulgação Presidência da República

A unidade que está em construção em uma área de 10 mil metros quadrados, terá 200 leitos de semi UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender pacientes infectados por Covid-19 de Goiás e do Distrito Federal.