Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula: Bolsonaro é irresponsável e 'faz pouco caso' com médicos e cientistas

O ex-presidente Lula em vídeo publicado hoje, no Twitter - Reprodução/Twitter
O ex-presidente Lula em vídeo publicado hoje, no Twitter Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 15h07

Em vídeo publicado hoje, no Twitter, o ex-presidente Lula voltou a criticar a atuação do atual presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia de coronavírus. Lula chamou Bolsonaro de irresponsável e diz que ele faz "pouco caso" de médicos e cientistas.

"O comportamento do presidente é de irresponsabilidade, de pouco caso, de pouca crença e pouca credibilidade com os nossos cientistas, pesquisadores, médicos e até com o Ministério da Saúde", disse. "É um comportamento irresponsável, ele está falando para um público que ele pensa que é dele, mas tem muita gente trabalhadora, tem muita gente boa, muita gente inocente, que quer sair para rua, ir trabalhar".

Lula afirmou que o papel do governo durante a crise do coronavírus não é "ficar brincando de mandar o pessoal para a rua", mas de orientar a população:

"Tem que orientar as pessoas, [falar] tem que ter esse cuidado, aquele cuidado, [explicar que] o seu patrão tem essa responsabilidade, que a empresa que vai transportar você tem essa responsabilidade, o prefeito tem essa responsabilidade", opinou o ex-presidente.

O petista ainda comparou as "falas jocosas" de Bolsonaro às do primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — "ou seja, tratando com falta de respeito a ciência e as pessoas que querem ficar em casa para se cuidar".

Lula terminou o vídeo, que tem pouco menos de dois minutos, afirmando que Bolsonaro "não tem equilíbrio psicológico para dirigir um país" e que "não mede as consequências de suas atitudes nefastas".