Lula compara Bolsonaro a capitão do Titanic e diz que 'país está à deriva'
Em meio à crise pela pandemia do coronavírus, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à famosa história do navio Titanic, que afundou no Oceano Atlântico em 1912, deixando mais de 1.500 mortos. Durante o naufrágio, relatos contam que o capitão da embarcação se recusava a admitir a tragédia.
"O Bolsonaro parece o capitão do Titanic", disse Lula em uma publicação no Twitter. "O navio estava afundando e ele continuava fingindo que nada estava acontecendo. O país está à deriva. Uma nau sem rumo".
Em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador, o ex-presidente também criticou o conflito que Bolsonaro tem alimentado com governadores de alguns estados, como João Dória (PSDB) em São Paulo e Wilson Witzel (PSC) no Rio de Janeiro.
"O papel do presidente da República é respeitar as instituições, respeitar os federados. Um presidente da República não pode ficar brigando todo dia, com todo mundo, tem que governar esse país, deixar de ser ignorante", criticou Lula.
O ex-presidente intensificou as críticas ao citar que estados do Nordeste não estariam recebendo o auxílio devido pela crise do coronavírus. Para o petista, a ação é parte de um boicote político de Bolsonaro.
"Não é possível um presidente na sua cabeça determinar que o Nordeste é inimigo porque ele perdeu a eleição (nessa região), não é possível a falta de respeito. Não estão dando dinheiro para o Bolsa Família, tudo por uma bobagem de perseguição política", afirmou Lula.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.