Topo

Esse conteúdo é antigo

Gilmar Mendes: Acusações contra Bolsonaro devem ser observadas com cautela

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 21h38

Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes comentou hoje que acusações feitas contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), feitas nesta manhã pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, podem "andar no campo do crime da responsabilidade".

"Sem dúvida nenhuma hoje nós vivemos um dos dias tristes da nova República e dos eventos que marcaram esse dia despertamnos uma série de preocupações. Sem dúvida nenhuma há imputações aí que podem andar no campo do crime de responsabilidade, ou também mesmo no campo do direito penal comum. Nós temos que observar isso com muita cautela", disse.

A declaração foi dada em meio a uma live feita pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) a respeito de julgamentos virtuais.

Logo no início da transmissão, o ministro foi questionado a respeito da possibilidade de abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro após Moro afirmar que o presidente trocou o comando da Polícia Federal (PF) para ter acesso a investigações e relatórios da entidade, o que é proibido pela legislação.

"Eu faço votos que a habilidade que tem marcado nossa classe politica nos últimos anos, que tem sabido debelar crises, se revele também aqui e que nós logremos superar com competência essa crise para que nós nos concentremos na verdadeira crise que se abate sobre o país, a crise dessa pandemia do coronavírus, a crise da economia que é uma crise extremamente séria", observou o ministro.

Moro pediu demissão nesta manhã, após a exoneração de Maurício Valeixo ser publicada. O Diário Oficial também publicou, em edição extra, a exoneração do ex-juiz.