Topo

Esse conteúdo é antigo

Jilmar Tatto vence prévias e será candidato do PT à Prefeitura de São Paulo

Jilmar Tatto, ex-secretário municipal de transportes de São Paulo, será o candidato do PT em São Paulo para as eleições municipais de 2020 - Elisa Rodrigues/Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo
Jilmar Tatto, ex-secretário municipal de transportes de São Paulo, será o candidato do PT em São Paulo para as eleições municipais de 2020 Imagem: Elisa Rodrigues/Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo

Alex Tajra

Do UOL, em São Paulo

16/05/2020 18h01

O ex-deputado estadual e ex-secretário de Transportes, Jilmar Tatto, será o candidato do Partido dos Trabalhadores para a eleição à Prefeitura de São Paulo. O nome de Tatto foi definido hoje por meio de uma votação online. Tatto venceu o deputado federal Alexandre Padilha, que já ocupou o ministério da Saúde, por uma diferença de 15 votos (312 contra 297).

"Quando o Padilha entrou nessa parada, pensei que ia ser osso duro", disse Tatto depois da eleição. "Queria cumprimentar toda a direção nacional do PT, que conduziu esse processo de forma bastante transparente e democrática."

A direção do partido havia cancelado a votação por conta da pandemia. Em um primeiro momento, a votação seria realizada apenas pelos integrantes do diretório municipal da sigla.

Depois, o PT mudou a forma de votação e incluiu dirigentes zonais e setoriais. Ao todo, a disputa envolveu 615 delegados (Foram 609 votos válidos e 1 em branco). A votação teve início às 9h e, três horas depois, mais de 500 membros já haviam se posicionado.

"Nós vamos fazer um esforço danado para fazer alianças, tanto com os partidos de esquerda, quanto com os setores progressistas da cidade de São Paulo", diz Tatto.

Padilha elogiou o correligionário pela vitória, e afirmou que a forma de votação pode ser utilizada também pela direção nacional do partido.

"Precisa ser um exemplo pro Brasil, a direção nacional tem que apoiar isso.", afirmou o deputado. Ele disse ainda que Tatto pode contar com sua participação na campanha, "distribuindo panfleto, fazendo live ou conversando com as pessoas".

"O PT precisa entender que não existem donos do partido, e o resultado da eleição expressa isso. O único dono do PT é a sua militância, e a possibilidade de vitória é unindo essa militância. Parabéns á direção municipal do PT, e vamos tentar transformar São Paulo em uma grande trincheira contra o presidente Bolsonaro", disse Padilha.

"Vou estar à altura, e espero estar à altura para corresponder ao desejo e à vontade dos militantes do PT", completou Tatto.

Tatto já foi secretário de Haddad e Marta

Tatto se filiou ao PT nos primórdios da sigla, em 1981, e se elegeu deputado estadual em 1998, após ocupar o cargo de presidente do diretório paulistano. Na Prefeitura de Marta Suplicy (2001 a 2004), ocupou a Secretaria de Transportes e implementou o Bilhete Único.

Voltou à pasta na gestão de Fernando Haddad (2013 a 2016), responsável por implementar a política de ciclovias e corredores de ônibus na cidade.

Neste ínterim, foi eleito deputado federal pelo PT em 2006, fazendo parte da base de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso. Foi reeleito em 2010, e se tornou líder da bancada do PT. Tatto faz parte de uma família de políticos, que inclui os irmãos Arselino, Ênio, Nilto e Jair.