Fachin julgará HC apresentado pelo governo para blindar Weintraub
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, foi escolhido para julgar o pedido de Habeas Corpus do ministro da Educação, Abraham Weintraub. O HC foi distribuído por prevenção, já que ele é relator de ações referentes ao mesmo tema.
O ministro da Justiça, André Mendonça, ingressou hoje com um Habeas Corpus (com pedido de liminar) no Supremo Tribunal Federal para tentar impedir o depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, no âmbito do inquérito que apura o disparo de fake news por aliados do presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com a colunista do UOL Carla Araújo, André Mendonça pede ainda o trancamento do inquérito e alega que as investigações afrontam o exercício do direito de opinião e liberdade de expressão.
Esse tipo de defesa normalmente é feito pela Advocacia-geral da União (AGU), posto que Mendonça ocupava antes de substituir o ex-ministro Sergio Moro. A estratégia foi traçada ao longo do dia pelo presidente e seus ministros.
Bolsonaro demorou para se manifestar, mas durante a noite desta quarta-feira também explicitou sua insatisfação com os ministros do STF. O presidente disse que "algo muito grave ocorre com a democracia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.