Topo

Esse conteúdo é antigo

Fachin julgará HC apresentado pelo governo para blindar Weintraub

O ministro Edson Fachin durante sessão plenária no Supremo Tribunal Federal - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ministro Edson Fachin durante sessão plenária no Supremo Tribunal Federal Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 13h15

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, foi escolhido para julgar o pedido de Habeas Corpus do ministro da Educação, Abraham Weintraub. O HC foi distribuído por prevenção, já que ele é relator de ações referentes ao mesmo tema.

O ministro da Justiça, André Mendonça, ingressou hoje com um Habeas Corpus (com pedido de liminar) no Supremo Tribunal Federal para tentar impedir o depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, no âmbito do inquérito que apura o disparo de fake news por aliados do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a colunista do UOL Carla Araújo, André Mendonça pede ainda o trancamento do inquérito e alega que as investigações afrontam o exercício do direito de opinião e liberdade de expressão.

Esse tipo de defesa normalmente é feito pela Advocacia-geral da União (AGU), posto que Mendonça ocupava antes de substituir o ex-ministro Sergio Moro. A estratégia foi traçada ao longo do dia pelo presidente e seus ministros.

Bolsonaro demorou para se manifestar, mas durante a noite desta quarta-feira também explicitou sua insatisfação com os ministros do STF. O presidente disse que "algo muito grave ocorre com a democracia".