Topo

Esse conteúdo é antigo

Ibope: 90% apoia regulamentação das redes sociais para combater fake news

Senado deve votar hoje projeto de lei que criminaliza a propagação de fake news - Reprodução
Senado deve votar hoje projeto de lei que criminaliza a propagação de fake news Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/06/2020 10h10Atualizada em 02/06/2020 12h03

Nove em cada dez brasileiros acreditam que deveria haver algum tipo de regulamentação nas redes sociais para combater a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, e a desinformação.

O dado é de uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da ONG Avaaz, divulgada hoje. Foram ouvidas, por telefone, mil pessoas com idade superior a 16 anos. As entrevistas foram feitas entre 28 e 29 de maio. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Questionados se deveria haver "uma lei para obrigar as empresas de redes sociais a protegerem nossa sociedade das notícias falsas e da desinformação", 90% responderam que "sim"; 8% disseram que "não" e 2% não souberam responder.

O Senado deve votar hoje o projeto de lei que pretende transformar em crime o uso de contas falsas nas redes sociais ou de robôs sem o conhecimento das plataformas.

No STF (Supremo Tribunal Federal), também há um inquérito que apura o disparo em massa de fake news e ataques a autoridades. Na semana passada, políticos, empresários e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram alvo de uma operação da Polícia Federal.

Atuação do governo é insuficiente

Para 68% dos entrevistados, o governo não está fazendo o suficiente para lidar com as notícias falsas e a desinformação na internet e nas redes sociais. Outros 24% acreditam que a atuação do governo tem sido suficiente, e 8% não respondeu.

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre alguns pontos específicos do projeto de lei que tramita no Senado. Veja as respostas:

Exigir que as redes sociais rotulem todos os anúncios e postagens pagas com informações sobre quem pagou por eles

  • Concorda: 71%
  • Discorda: 23%
  • Não sabe/não respondeu: 6%

Exigir que as redes sociais rotulem todos os "robôs", ou seja, usuários que parecem pessoas de verdade, para que você saiba quando não estiver interagindo com uma pessoa real:

  • Concorda: 76%
  • Discorda: 20%
  • Não sabe/não respondeu: 4%

Exigir que as redes sociais removam contas falsas que tentam enganar as pessoas, e ao mesmo tempo, garantir que as pessoas possam usar outro nome em seus perfis por motivos de segurança ou por serem contas de humor:

  • Concorda: 71%
  • Discorda: 26%
  • Não sabe/não respondeu: 3%