Topo

Esse conteúdo é antigo

Pedidos de intervenção militar são 'liberdade de expressão', diz Mourão

15.mar.2020 - Faixa pede intervenção militar durante manifestação a favor de Bolsonaro - Felipe Pereira
15.mar.2020 - Faixa pede intervenção militar durante manifestação a favor de Bolsonaro Imagem: Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 12h50Atualizada em 05/06/2020 12h55

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou que os pedidos de intervenção militar vistos frequentemente em manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não são as bandeiras mais corretas, porém representam a liberdade de expressão.

Em entrevista publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", Mourão disse que apenas portar faixas que pedem o STF (Supremo Tribunal Federal) ou pressão sobre parlamentares não deve ser tratado como crime contra a democracia.

"Dentre os que se manifestam a favor do presidente, é óbvio que tem uma turma ali que apresenta as bandeiras que não são as mais corretas. Então, a bandeira de fechamento do STF, pressão em cima de determinados parlamentares ou ministros do STF, intervenção militar: isso é liberdade de expressão", afirmou.

Segundo Mourão, as "barras da lei" só devem atuar sobre esses manifestantes caso eles partam para algum tipo de ação concreta, como depredar patrimônio público ou agredir ministros do STF.

"Eu não vejo, enquanto as manifestações a favor do presidente se mantiverem dentro da lei e da ordem, que elas sejam efetivamente antidemocráticas. A partir do momento em que se agredir pessoas, ministros do STF, parlamentares, depredar patrimônio público, aí barras da lei para eles", declarou.