Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador do DF proíbe circulação na Esplanada dos Ministérios amanhã

Local é palco de recorrentes manifestações políticas nas últimas semanas - Ricardo Moraes
Local é palco de recorrentes manifestações políticas nas últimas semanas Imagem: Ricardo Moraes

Do UOL, em São Paulo

13/06/2020 23h01

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), proibiu a circulação de carros e pedestres na Esplanada dos Ministérios, palco de manifestações políticas recentes aos finais de semana.

Segundo decreto em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal, "fica proibido o trânsito de veículos e pedestres na Esplanada dos Ministérios no dia 14 de junho de 2020". A medida começa a valer à 0h e vai até 23h59.

"O acesso aos prédios públicos federais localizados na esplanada somente será permitido a autoridades devidamente identificadas e servidores públicos federais devidamente identificados e que estejam em serviço", informa ainda o documento.

Ao justificar a decisão, Ibaneis citou "as aglomerações verificadas nos últimos dias na Esplanada dos Ministérios, que contrariam as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus", e afirmou ainda que "parte das manifestações realizadas nessas aglomerações tem declarado conteúdos anticonstitucionais", inclusive com ameaças de manifestantes aos Poderes.

O decreto informa ainda que manifestações na Esplanada dos Ministérios poderão ser admitidas, desde comunicadas "com antecedência" e com autorização do Secretário de Segurança do DF.

"Cabem ao Detran/DF e ao DER/DF a organização e fiscalização do trânsito e aos órgãos de Segurança Pública a fiscalização no local", acrescenta o Diário Oficial.