Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #46: PL das Fake News não dá poder de censura ao Estado

Do UOL, em São Paulo

02/07/2020 17h47

A recente aprovação da "PL das fake news" pelo Senado Federal pautou o debate público. Essa lei daria ao Estado um poder de censura? Os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan e a apresentadora, Carla Bigatto, analisaram o tema no podcast Baixo Clero #46, do UOL.

Diogo Schelp relata que, na primeira vez que foi informado do projeto, temeu que a medida desse ao Estado um poder de censura.

"Quando surgiu essa história [de lei das Fake News], pensei que fosse gravíssimo. Era um absurdo dar esse poder ao Estado. Mas, fui ler o projeto de lei e eu não vi nada no projeto que dê ao Estado o poder de definir o que é mentira e o que não é mentira. O que ficou claro é que os senadores evitaram colocar uma definição do que é desinformação", afirmou.

Trevisan concorda e ressalta que a liberdade de expressão deve ter limite quando ofende outra pessoa. "Discurso de ódio, racismo, mentiras, não tem como acharmos que isso é liberdade de expressão. É crime".

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.