Topo

Trevisan: Covid obriga atores sociais e políticos a combater a desigualdade

Do UOL, em São Paulo

02/08/2020 04h00

No podcast Baixo Clero #50, a apresentadora, Carla Bigatto, e os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan debateram um problema que a pandemia do novo coronavírus só ressaltou: a desigualdade social.

Olhando para o futuro, Trevisan afirmou que a doença trouxe uma nova oportunidade para o país começar a solucionar as desigualdades. "A pandemia expôs muito mais as desigualdades que nós temos no país. Os atores presentes na sociedade devem se reorganizar para fazer frente a essas desigualdades. Você não pode mais não enxergar isso que está existindo".

Para a jornalista, há uma frente se formando para combater as mazelas sociais. "Você pode ver um novo arranjo que responsabiliza e compromete todos os atores da sociedade com um país mais justo. Pode ser que isso aconteça. Tomara".

Do ponto de vista econômico, Schelp ressaltou a importância do auxílio emergencial neste contexto. "A recuperação econômica para as classes mais altas ela é mais garantida. Já a recuperação para quem está nos 10% mais pobres tende a empobrecer. Mas o que é interessa é que o auxílio emergencial foi um enorme colchão para essas camadas mais pobres, reduzindo o impacto e aumentando em 24% a renda das pessoas que recebem o auxílio".

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.