Governador João Doria anuncia que está com covid-19
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou hoje que recebeu diagnóstico positivo para covid-19. Em um vídeo publicado no Twitter, ele disse que está assintomático e cumprindo isolamento social. Apesar de ter contraído a doença, ele não vai tirar licença do cargo e trabalhará de casa.
"Acabei de receber meu sexto teste da covid-19, e este, infelizmente, foi positivo. Eu estou com coronavírus. Absolutamente assintomático, me sinto bem. Vou para minha casa, seguir o protocolo médico, as orientações do doutor David Uip, de lá manterei minha relação com todos os setores do governo e vou seguir o protocolo da saúde", disse o governador.
"Aproveito para pedir a você, que está em casa, que se proteja. Tudo isso vai passar, a vacina vai chegar e o Brasil terá um novo momento livre do coronavírus. Até lá, temos que fazer esse enfrentamento, seguir o protocolo e obedecer a saúde, afirmou.
O governador realizou o teste ontem à noite e o resultado positivo saiu na manhã desta quarta-feira. Este foi o sexto exame a que ele se submeteu. O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, declarou que todos os servidores que estiveram mais de 15 minutos e a menos de um metro de Doria passarão por testes. A lista está sendo elaborada.
Em nota enviada à imprensa, o governo de São Paulo informou que Doria ficará em observação pelos próximos 10 dias. Ele é tratado por David Uip, que já foi coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo e um dos formuladores da estratégia de enfrentamento à pandemia no estado.
"O Governador João Doria testou positivo para coronavírus na manhã desta quarta-feira (12). Imediatamente após a confirmação do exame, Doria iniciou isolamento em sua residência, segundo protocolos médicos, e deve permanecer em observação pelos próximos dez dias. O Governador está assintomático e recebe acompanhamento do médico infectologista David Uip. Doria seguirá trabalhando à distância, cabendo ao Vice-Governador Rodrigo Garcia a participação em atos presenciais e entrevistas coletivas no Palácio dos Bandeirantes", diz a nota.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, um dos principais nomes na estratégia de combate à pandemia, está isolada por precaução.
Em junho, o prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), também foi diagnosticado com a doença. Ele trabalhou de casa, onde se recuperou da doença.
Doria é o 11º governador brasileiro a pegar a doença causada pelo novo coronavírus. Antes dele, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, foi o último a informar o diagnóstico positivo.
Veja quais governadores pegaram covid-19:
- Wilson Witzel - RJ
- Helder Barbalho - PA
- Renan Filho - AL
- Antonio Denarium - RR
- Paulo Câmara - PE
- Renato Casagrande - ES
- Mauro Mendes - MT
- Carlos Moisés - SC
- Belivaldo Chagas - SE
- Eduardo Leite - RS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.