Topo

Esse conteúdo é antigo

Após apoiar reeleição de Alcolumbre, Rose de Freitas é afastada do Podemos

A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) corre risco de ser expulsa do partido - Divulgação
A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) corre risco de ser expulsa do partido Imagem: Divulgação

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

05/09/2020 12h30

Após apoiar a possibilidade de reeleição do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a senadora Rose de Freitas (ES) foi afastada do Podemos, partido ao qual é filiada. A suspensão da filiação partidária é por 60 dias em caráter cautelar até a conclusão do processo ético-disciplinar instaurado.

Segundo o Podemos, a notificação do afastamento foi emitida hoje pela manhã e assinada pela presidente nacional da sigla, Renata Abreu. A ação acontece após a Comissão Executiva Nacional do Podemos acolher parecer do Conselho de Ética e Disciplina.

Rose de Freitas apresentou nessa semana uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para permitir a recondução dos membros das Mesas Diretora da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ao contrário do que defende o partido.

Na justificativa da PEC, a senadora ressalta que os chefes do Executivo podem se reeleger por um único período subsequente desde 1997, mas a situação não mudou para o Legislativo. Então, é preciso "harmonizar o texto constitucional", diz.

"Trata-se de regra que tem funcionado desde a eleição de 1998 e já se incorporou à nossa cultura política, tendo, nesse período, assegurado, ao mesmo tempo, a continuidade administrativa, a soberania do eleitor, bem como se apresentado como anteparo consistente para qualquer tentativa de perpetuação no poder", escreveu no texto.

O Podemos já havia soltado nota afirmando que a "alteração das regras do jogo, assim como sua casuística reinterpretação para o favorecimento de quem está no poder, é medida que se dissocia do espírito republicano que deve nortear a nossa política". "Com medidas como essas, não podemos concordar", acrescentou.

O líder do Podemos no Senado, senador Alvaro Dias (PR), comunicou o fechamento de questão - quando todos os parlamentares da bancada devem votar de acordo com o que definiu a liderança, sob risco de penalidade - contra a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Sem conseguir com que Rose de Freitas voltasse atrás, o Podemos iniciou um processo para expulsar a senadora.

Segundo pedidos de expulsão apresentados internamente no partido, a senadora confrontou a diretriz do partido, desrespeitou normas estatutárias, não agiu eticamente e praticou ato de pré-campanha.

A previsão é que o julgamento deve ser concluído em até 60 dias, período pelo qual Rose de Freitas ficará suspensa, informou a sigla. Ela terá cinco dias para, a partir do recebimento da notificação, apresentar defesa por escrito com acompanhamento de advogado.