Câmara dos Deputados elege filho de ministro do STJ como membro do CNJ
A Câmara dos Deputados elegeu hoje o advogado Mário Maia, filho do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Napoleão Nunes Maia Filho, como membro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Ele foi eleito pelos deputados com 364 votos.
O CNJ é responsável por fiscalizar a atuação de juízes pelo país, julgar processos disciplinares, definir metas e avaliações institucionais do Judiciário, além de receber reclamações contra membros ou órgãos deste Poder.
Os concorrentes Cesar Wolff e Janaína Penalva receberam 40 e 35 votos, respectivamente. Outros 16 deputados votaram em branco. Maia era cotado como favorito por ter apoio do maior número de partidos, incluindo governo e centrão.
O plenário também reconduziu Otávio Luiz Rodrigues Junior como representante da Casa no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), com 432 votos a favor e 23 em branco. Não havia mais indicados para a vaga.
Antes de serem nomeados pelo presidente da República, os dois nomes precisam ainda ser aprovados pelo Senado.
Rodrigues já exerce um mandato atualmente como conselheiro do CNMP e deverá ser reconduzido ao cargo por mais dois anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.