Médico relata melhora de Maguito e vai estimular respiração espontânea
Prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) ainda está se recuperando das consequências da covid-19 e terá uma semana importante. O médico responsável pelo tratamento dele, Marcelo Rabahi, informou que vai tentar fazer com que ele respire espontaneamente e aumente os momentos de despertar. Por enquanto Maguito segue internado e sedado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
"Ele tem momentos de despertar breves, muito provavelmente, inconsciente, apesar de atender aos comandos, uma vez que ele está sob efeito de sedativos. É mais ou menos como aquela pessoa que está querendo acordar de uma anestesia pós-cirurgia e começa a despertar, mas, muitas vezes, nem vai se lembrar daquele momento", relatou Marcelo Rabahi à Rede Globo.
Maguito tem apresentado melhoras desde a semana passada. Ele testou negativo para covid-19 duas vezes. E no sábado foi retirada a máquina que funcionava como pulmões e coração de forma artificial. Segundo o boletim médico mais recente, isso aconteceu porque Maguito apresentou "estabilidade do quadro e controle satisfatório da oxigenação".
Nos próximos dias, a meta da equipe médica é fazer uma retirada lenta da sedação e fazer com que Maguito respire espontaneamente, mesmo que com algum auxílio.
"Os próximos passos vão se basear numa retirada bem gradual da sedação. Com essa retirada gradual da sedação, espera-se que ele possa, aos poucos, fazendo uma ventilação espontânea, mesmo que ainda precisando do ventilador para dar um suporte de pressão. O grande desafio vai ser com que ele controle a respiração do modo espontâneo", analisou Marcelo Rabahi.
Maguito teve covid-19 e está internado desde 22 de outubro. Mesmo internado, ele venceu a eleição municipal. A assessoria do prefeito eleito informou que um novo boletim médico deve ser divulgado até o final da tarde de hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.