Topo

Esse conteúdo é antigo

Republicanos anuncia apoio a Lira para sucessão de Maia na Câmara

Arthur Lira (Progressistas-AL) disputará a eleição para a presidência da Câmara em fevereiro de 2021 - Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Arthur Lira (Progressistas-AL) disputará a eleição para a presidência da Câmara em fevereiro de 2021 Imagem: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

16/12/2020 21h57Atualizada em 16/12/2020 22h24

O Republicanos anunciou hoje que vai apoiar a candidatura do deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara, em eleição a ser disputada em fevereiro de 2021. A decisão foi unânime, segundo o partido.

Em nota, o Republicanos afirmou que o presidente nacional da legenda, deputado Marcos Pereira (SP), desistiu de formar um terceiro bloco para concorrer contra Lira e o candidato apoiado por Maia — ainda não definido —, "embora tenha conquistado a simpatia de parte dos partidos do centro e da oposição".

O objetivo agora, ainda de acordo com o Republicanos, é fortalecer o projeto de mudança e trabalhar para que a Câmara seja independente, mas de forma harmônica com os demais poderes, como prevê a Constituição.

"O Poder Legislativo não pode ser utilizado como uma trincheira contra os demais poderes, nem como base para disputas pessoais que envolvam as instituições de Estado. O Brasil é maior que tudo isso", escreveu.

O comunicado é assinado por Pereira pelo líder da bancada do Republicanos na Câmara, deputado Jhonatan de Jesus (RR).

Nas redes sociais, Arthur Lira comentou sobre o anúncio do Republicanos, definindo os dois lados como "um grupo que busca uma Câmara plural, democrática e que vai dar voz a todos os parlamentares".

"Queremos o avanço e desenvolvimento do Brasil. Precisamos ouvir mais e garantir que os acordos sejam respeitados, em um ambiente de onde a política faz parte da solução para os problemas do país, acima de qualquer diferença", escreveu o deputado, que também é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).