Topo

Ataque tira site da Repórter Brasil do ar e exige exclusão de reportagens

Site da Repórter Brasil - Reprodução
Site da Repórter Brasil Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/01/2021 13h00

O site da Repórter Brasil, parceira do UOL, foi alvo de uma série de ataques cibernéticos nos últimos dias, o que chegou a deixá-lo fora do ar em dois dias. Segundo a organização, os invasores ameaçam continuar a ação caso algumas reportagens não sejam apagadas.

O primeiro ataque aconteceu em 6 de janeiro, quando o site ficou fora do ar por algumas horas. Um e-mail anônimo foi enviado pouco depois: "Como devem ter percebido vcs passaram por alguns problemas tecnicos na ultima data. Para que isso nao ocorra novamente removam as materias nas pastas de 2003, 2004, 2005 [sic]".

Em resposta, a Repórter Brasil não cedeu à ameaça e "nem atenderá nenhuma tentativa de constrangimento ilegal, ainda mais uma que represente autocensura", conforme nota da organização.

Na manhã do dia 7, a sede da organização passou por uma tentativa de invasão física, com tentativa de arrombamento do portão de sua sede. A ação foi impedida por vizinhos. O portão passa por reparos e a segurança foi reforçada.

Um novo e-mail foi enviado pelo anônimo na sexta-feira, dia 8: "Vamos esperar até 11/01 para que atendam nossas solicitações?" Na última segunda, os ataques deixaram o site fora do ar novamente por algumas horas.

Os ataques foram registrados em boletins de ocorrência na Polícia Civil de São Paulo e o Ministério Público Federal já foi comunicado.

"A situação não é apenas um flagrante desrespeito à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa, mas também possível crime de constrangimento ilegal, previsto no artigo 146 do Código Penal", afirmou a organização, em nota.

"A Repórter Brasil é constantemente assediada por descontentes que exigem que reportagens sejam retiradas do ar. Não é possível afirmar se um deles está por trás dos ataques ou se o objetivo é manter o portal inacessível, o que deverá ser objeto de detida apuração pelas autoridades responsáveis."

Segundo a organização, a equipe de segurança digital tem conseguido neutralizar a ação dos invasores, mas a mudança constante de estratégia tem gerado instabilidade no acesso.

A Repórter Brasil completa 20 anos em 2021 e é reconhecida internacionalmente pela cobertura de crimes ambientais e de violações aos direitos humanos.