Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia diz que Câmara não pode ter presidente que se 'ajoelha' ao Executivo

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) durante audiência pública na Câmara sobre a reforma tributária - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) durante audiência pública na Câmara sobre a reforma tributária Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 21h26

Candidato a presidente da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP) criticou o rival Arthur Lira (PP-AL), aliado do Palácio do Planalto, e disse que o Legislativo não pode ter um presidente que se ajoelha para o Executivo. A declaração foi feita durante discurso realizado na tribuna do Parlamento, momentos antes da votação.

"Esse é o Parlamento do [ex-presidente da Câmara] Ulysses Guimarães, que não se ajoelha a ninguém, muito menos ao Poder Executivo. [Esse é o parlamento] colaborativo, com diálogo, de conversa, mas nunca vai ficar de joelhos. Por isso, eu peço um voto de confiança dos deputados e das deputadas. Analisem e reflitam pelo que estamos vivendo. Esta eleição faz toda diferença para o Brasil", afirmou ele, fazendo referência à proximidade entre Lira e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ao todo, oito candidatos disputam a presidência da Câmara em eleição que será realizada na noite de hoje. Lira e Baleia Rossi, aliado de Rodrigo Maia, são favoritos.

Ao longo da campanha, Baleia conseguiu unir em torno de sua candidatura partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, como PDT, PCdoB, entre outros. Esses partidos integram o bloco para frear a tentativa do Palácio do Planalto de interferir na Casa, com a eleição de um aliado do governo.

Ao todo, aliados de Baleia contabilizam ao menos 11 partidos. Já o bloco de Lira reúne dez partidos, com possíveis 230 votos. Como a votação é secreta, pode haver 'traições" dentro das legendas.