Topo

Esse conteúdo é antigo

Frota cita compra de votos na Câmara e é vaiado por deputados

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 20h12

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) subiu à tribuna na noite de hoje e acusou parlamentares de terem vendido o voto para Arthur Lira (PP-AL), candidato à Presidência da Câmara e aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Frota foi vaiado por colegas, durante seu discurso. (Assista ao vídeo abaixo)

"Eu poderia vender o meu voto para o Arthur Lira, assim como mais de 200 deputados fizeram. Assim, eu estaria votando com o Jair Bolsonaro [barulho de vaias]. Podem vaiar, podem vaiar... Mas eu não votarei. Estamos com uma eleição definida, com cartas marcadas, votos comprados pelo Palácio do Planalto", discursou Frota.

Em seu discurso, Frota anunciou a desistência de sua candidatura à presidência da Casa e prometeu voto em Baleia Rossi (MDB-SP), rival de Lira na eleição e aliado do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Recursos para deputados migrarem para Lira

Segundo reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", deputados que trocaram Baleia Rossi pelo candidato do governo Bolsonaro na disputa, o deputado Arthur Lira, foram contemplados com recursos extras do Ministério do Desenvolvimento Regional, de acordo com uma planilha informal de distribuição de recursos ao qual a publicação teve acesso.

No total, 285 parlamentares puderam indicar o destino de R$ 3 bilhões para seus redutos eleitorais. Todas as autorizações e repasses da planilha foram feitos em dezembro, mês em que o governo intensificou as articulações para eleger seus candidatos.

Baleia Rossi tem feito declarações públicas acusando o governo Bolsonaro de cooptar seus eleitores com a distribuição de verbas e cargos, além de demitir apadrinhados dos seus apoiadores acomodados na administração federal.

Baleia conseguiu unir em torno de sua candidatura partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, como PDT, PCdoB, entre outros. Esses partidos integram o bloco para frear a tentativa do Palácio do Planalto de interferir na Casa, com a eleição de um aliado do governo.

Ao todo, aliados de Baleia contabilizam ao menos 11 partidos. Já o bloco de Lira reúne dez partidos, com possíveis 230 votos. Como a votação é secreta, pode haver 'traições" dentro das legendas.