Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia não consegue oficializar apoio; Maia tenta manobra para manter bloco

Baleia Rossi (MDB-SP) é candidato a presidente da Câmara dos Deputados - Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Baleia Rossi (MDB-SP) é candidato a presidente da Câmara dos Deputados Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Natalia Lazaro e Kelli Kadanus

Colaboração para o UOL, em Brasília

01/02/2021 13h21Atualizada em 01/02/2021 15h51

Com o prazo esgotado para protocolo dos blocos na eleição do Congresso Nacional, o candidato à presidência da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB-SP) não conseguiu oficializar o grupo, faltando poucas horas para a votação, que vai ocorrer hoje, às 19h (de Brasília).

Agora, o parlamentar espera uma manobra do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ainda tentar se lançar com o bloco. Senão, ele precisará sair como candidato independente, sem participar da divisão dos cargos da mesa.

O cadastro deveria ser feito até as 12h na secretaria-geral da mesa da Câmara, de forma virtual. Os partidos que apoiam Baleia alegam que entregaram suas assinaturas a tempo, mas o registro não foi finalizado até as 13h por um problema eletrônico. Já os apoiadores do rival, Arthur Lira (PP-AL), dizem que o prazo foi descumprido.

Para tentar resolver o problema, Maia, que é padrinho da candidatura de Baleia, foi até a secretaria tentar resolver o impasse pessoalmente, mas ficou apenas cinco minutos no local. Questionado se o emedebista ficaria sem bloco, ele disse apenas que "não". Depois, Maia deferiu o bloco, e a questão está sendo discutida pelos líderes da Casa.

O principal oponente de Baleia é Arthur Lira, apadrinhado pelo Palácio do Planalto. O grupo conseguiu fazer o protocolo durante a semana, tendo a participação fechada na eleição.

Para Lira, a falta do protocolo do bloco de Baleia foi um "erro humano", e não eletrônico, como alegado pelo candidato e por e Maia.