Topo

Esse conteúdo é antigo

Pacheco minimiza pressão por CPI da covid: 'Busca por culpados vai ocorrer'

"A CPI está requerida, [mas] não a entendemos como um instrumento necessário", avaliou Pacheco - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
"A CPI está requerida, [mas] não a entendemos como um instrumento necessário", avaliou Pacheco Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/03/2021 21h58Atualizada em 10/03/2021 22h12

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), minimizou hoje as cobranças pela abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a atuação do governo federal na pandemia. A chamada "CPI da covid-19" está requerida e será analisada, mas não é, na avaliação dele, um "instrumento necessário" neste momento.

"A pressão maior que existe é da circunstância, da quantidade de pessoas morrendo sem ter acesso à saúde", disse Pacheco a jornalistas. "A busca por culpados está acontecendo e vai acontecer. Mas nós estamos buscando todas as energias possíveis para poder alcançar êxito no enfrentamento dessa pandemia, é esse nosso objetivo."

Nós temos que buscar é solução. Vacina, vacina, vacina. (...) A CPI está requerida, é uma avaliação que vamos fazer. [Mas] Não a entendemos neste momento como um instrumento necessário para resolver o problema da vacinação no Brasil.
Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Congresso

Na semana passada, o senador já havia dito que uma "CPI da covid-19" não é o melhor caminho para combater a crise causada pela pandemia, mas afirmou que não pretende arquivar nenhum requerimento de instalação do colegiado.

"Não acredito que seja no âmbito de uma CPI que nós vamos encontrar soluções que as pessoas precisam para parar de morrer, para parar de sofrer durante uma pandemia", analisou Pacheco em entrevista ao "Manhattan Connection", da TV Cultura. "A responsabilização pelos fatos decorrentes da pandemia, não só do presidente [Jair Bolsonaro], como dos demais sujeitos, será julgada pelo Poder Judiciário, pela instância política do Congresso, pelo julgamento político das pessoas."

Assinaturas suficientes

No início de fevereiro, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu reunir assinaturas suficientes para protocolar um pedido de abertura de CPI para investigar a gestão do governo federal no combate à pandemia. O documento teve o apoio de 31 senadores, quatro a mais do que o mínimo necessário (27).

Entre os partidos que endossaram a abertura de uma CPI estão o PT, PSB, Podemos, PSDB, PDT, PSD e MDB.

Segundo os parlamentares, o inquérito é justificado pela falta de controle da crise sanitária, tendo em vista que o Brasil é o segundo país mais atingido pela covid-19 em número absoluto de mortes. Além disso, defendeu Randolfe, o governo federal está violando direitos fundamentais básicos e tem dado "péssimo exemplo".

"O governo Bolsonaro parece ter optado por lavar as mãos e se omitir, incentivando até mesmo tratamentos sem nenhuma evidência científica, além de atrapalhar os esforços de prefeitos e governadores", diz um trecho do documento.

(Com ANSA e Estadão Conteúdo)